PUBLICIDADE

Minério de ferro na China recua pelo 5° dia com maior oferta e demanda enfraquecida

7 ago 2019 - 08h56
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A maior parte dos metais ferrosos nos mercados futuros da China permaneceu sob pressão nesta quarta-feira, com o minério de ferro entrando no quinto dia de perdas, pior desempenho em seis semanas, em meio à alta na oferta e um enfraquecimento da demanda.

Pilhas de minério de ferro em Zhoushan, na China
13/05/2019 
REUTERS/Stringer
Pilhas de minério de ferro em Zhoushan, na China 13/05/2019 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em janeiro de 2020, chegou a cair 5,7%, para 658 iuanes (93,46 dólares) por tonelada, menor nível intradia desde 26 de junho. Ele fechou em queda de 5,4%, a 660,50 iuanes.

As cargas de minério de ferro com 62% de teor para entrega na China no mercado spot fecharam a 101 dólares na terça-feira, segundo a consultoria SteelHome, uma queda de mais de 20% frente à máxima de cinco anos do mês passado.

"As usinas siderúrgicas estão relutantes em comprar minério de ferro, esperando os preços caírem", disse um operador em Xangai.

Os participantes do mercado estão cautelosos enquanto mantém um olho nos desenvolvimentos da guerra comercial entre China e EUA e no enfraquecimento do yuan, acrescentou o operador.

O minério de ferro perdeu mais de 12% desde o início de agosto, com sinais de um alívio na oferta global da commodity e uma demanda sazonal fraca por aço durante o verão na China devolvendo o produto de suas máximas recentes.

A reversão do cenário no minério de ferro e a escalada da guerra comercial levaram o banco de investimento Jefferies a reduzir sua avaliação de diversas mineradoras e suas projeções de preços de commodities.

"Uma desaceleração na construção e um declínio na produção e nas exportações chinesas devido às guerras comerciais seriam significativamente negativos para a demanda por metais, mesmo que estímulos fiscais/monetários levem a alguma recuperação na economia chinesa", disse, em nota na terça.

No aço, o contrato mais ativo do vergalhão para construção em Xangai recuou 0,9%, para 3,711 iuanes por tonelada, mais fraco fechamento desde 18 de junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade