Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Histórias Inspiradoras

Sul-coreana se torna referência em produtos clean beauty com ativos amazônicos

7 mar 2025 - 06h19
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Soon Hee Han é uma polímata sul-coreana que se destacou como empresária de alta performance cosmética e sustentável, fundando a startup Amakos da Amazônia em 2021.
Foto: Divulgação

Polímata, segundo o dicionário, é uma pessoa que estuda ou conhece muitas ciências. Leonardo da Vinci, por exemplo, era um polímata, pois era arquiteto, engenheiro, artista…E assim é possível definir a empresária sul-coreana Soon Hee Han (65), uma mulher que, inúmeras vezes, por meio da sua curiosidade e experiência diversificada, rompeu e quebrou padrões, e hoje mostra que é possível unir alta performance cosmética e sustentabilidade sem comprometer a biodiversidade da Amazônia.

 E de onde vem essa paixão pela floresta brasileira? Em meados de 1960, aos cinco anos de idade, seus pais migraram da Coreia do Sul para o Brasil e no início dos anos 1970 se estabeleceram em Manaus. Foi dessa vivência que Soon Hee aprendeu com a cultura manauara a consciência ambiental. Morou ali até os 18 anos, quando foi estudar Ciências Políticas na Universidade de San Diego (EUA). Graduada, partiu para uma especialização em Urbanismo e Ciências da Educação, na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris (FR).

Casou-se e voltou ao Brasil, onde teve um filho. “Trabalhei com um pouco de tudo, da construção civil à comunicação. Mas tive que dar uma pausa na minha carreira por conta de um problema de saúde”, relembra.

Nessa época, morava no Rio de Janeiro e começou a frequentar um templo budista. Se dedicou à filosofia oriental, estudou medicina tradicional chinesa e foi ordenada monja. Durante sete anos que viveu ligada ao mosteiro desenvolveu autoconhecimento, desapego, disciplina, empatia e mindfulness e nunca deixou seu lado empreendedor, mesmo em ambiente monasterial empreendeu ajudando a criar centros de treinamento zen, cursos de medicina tradicional e estética holística, workshops de gestão do estresse, nutrição, culinária e fitoterapia oriental, entre outros.

“Deixei o mosteiro, mas todo o conhecimento que adquiri me ajudou a programar os próximos passos como empreendedora e especialista em inovação em wellness”, conta Soon Hee, que criou uma rede de spas com 28 unidades espalhadas pelo país, cuja decoração era baseada no feng shui e desenvolveu um método de tratamento para gerenciar o estresse por meio de terapias provenientes de diferentes culturas asiáticas.

Em 2015, decidiu vender o negócio. “Em uma carreira longa e diversificada, como a minha, cujo perfil é focado em inovação, impacto e escalabilidade, percebi que o empreendimento que tinha criado e desenvolvido poderia atingir seu ápice sendo dirigido por outras pessoas. Foi um momento difícil, mas benéfico para que a empresa pudesse ser plena em todos os aspectos”, revela.

Voltou a pesquisar e estudar. Entre os temas, neurociência e óleos essenciais, olfato e sistema nervoso, óleos vegetais e óleos essenciais raros, cosmética natural, perfumaria fina, funcional e botânica. Gostou tanto que fundou a Extraordinários Botanicals. Uma empresa de nicho que propõe, por meio da aromaterapia, uma verdadeira jornada de transformação e bem-estar com produtos que cuidam do corpo, da mente e das emoções, aliando a botânica às pesquisas da neurociência.

Durante a pandemia Soon Hee sentiu o problema da crise climática e entendeu que a solução estava na maior floresta tropical do mundo. Seu coração ansiava em resgatar uma parte das suas raízes, trazendo a floresta para o centro da sua jornada empreendedora.

E foi assim que, em 2021, junto com a visão tecnológica do Yuri Han, seu sobrinho, fundou a startup de beleza limpa Amakos da Amazônia. O nome é uma combinação de AMA (Amor e Amazônia) e KOS (Cosmos e Cosméticos) e a missão é desenvolver produtos cosméticos, artigos de higiene pessoal, suplementos nutricionais e perfumaria com ativos amazônicos e biotecnologia verde de origem natural.

Beleza que mantém o mundo

Em Manaus, a Amakos da Amazônia tem uma fábrica, que gera emprego urbano e renda para as cooperativas que promovem a floresta em pé, além de garantir o controle de qualidade em todas as etapas da produção; e o Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&DI) que aprofunda a utilização dos insumos amazônicos conhecidos e mapeia novos insumos da grande biodiversidade amazônica.

“Somos pautados pelo uso ancestral das plantas amazônicas, impulsionadas e certificadas pela ciência para criar cosméticos seguros e eficazes. Está em nosso DNA evidenciar a beleza sem comprometer o nosso maior patrimônio: a natureza”, afirma.  

Soon Hee e sua equipe desenvolveram 12 produtos da família Aromadermo, que são divididos nas linhas Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi e Nano Açaí + Vitamina C 10%.

Tem ainda a linha Forest Naturals, com cinco produtos que celebram a biodiversidade do bioma amazônico com ingredientes como óleos vegetais, resinas e manteigas, ativos ancestrais e tradicionalmente usados por povos originários e ribeirinhos.

E por falar em povos originários, quando Soon Hee se voltou para a floresta, não foi só em busca de criar cosméticos. “Fiz parcerias com comunidades e reservas de desenvolvimento sustentável, que contribuem para manter a floresta em pé. Uma delas é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, nos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, no Amazonas. Adquirimos o óleo resina de copaíba deles com contratos de garantia de compra anual, assim ajudamos a promover a segurança financeira e estabilidade de renda, como uma forma de honrar a permanência desses povos na floresta”, explica.

Em constante movimento, a empreendedora não parou. Ano passado, idealizou a Casa Amakos da Amazônia, em São Paulo, um espaço que conta com ambientes inspirados na arquitetura do bem-estar, com plantas amazônicas e uma curadoria de produtos artesanais feitos por diferentes etnias amazônicas e da produção de outras startups que seguem a mesmo propósito, que trabalham com produção de cacau, guaraná e tucumã agroflorestal da região.

Tem ainda a experiência imersiva Banho de Floresta. “Quem passa dias na floresta inala fitoncidas, moléculas aromáticas que estimulam nosso sistema imune, equilibram a resposta emocional, como o estresse e a ansiedade, e tem efeito antioxidante, minimizando o envelhecimento precoce. Conseguimos reproduzir esse ambiente benéfico da floresta por meio de um aromatizador com blend de óleos essenciais específicos para essa sala, que tem espreguiçadeiras para descanso. Basta a pessoa sentar-se, fechar os olhos e inspirar profundamente para sentir os efeitos”, argumenta. 

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade