Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chatbot que entende gírias aumenta vendas de delivery em 76%

CoPiloto é uma alternativa para as altas taxas dos apps de delivery

23 ago 2025 - 06h24
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Startup brasileira lança chatbot de IA para delivery via WhatsApp, compreendendo gírias e idiomas, o que aumenta vendas em 76% e reduz dependência de apps tradicionais.
Foto: Montagem Homework

A Natural Bot, startup brasileira especializada em inteligência artificial para o setor de foodservice, está revolucionando o atendimento de deliveries com o CoPiloto, um assistente de vendas baseado em IA Generativa que automatiza pedidos, interações e pagamentos via WhatsApp.

Diferentemente dos chatbots tradicionais, o CoPiloto compreende textos, áudios, gírias regionais, abreviações e idiomas estrangeiros tão variados quanto o polonês, por exemplo. “Se alguém pede uma ‘breja’, ele entende como ‘cerveja’ e prossegue com o atendimento”, exemplifica Rafael Coffani, fundador e CEO da Natural Bot.

Dessa forma, o CoPiloto reduz filas virtuais, otimiza o atendimento e torna a jornada de compra mais acessível e fluida. Para o consumidor, isso significa menos espera e mais praticidade. Para os restaurantes, mais vendas com previsibilidade financeira e eficiência operacional, uma vez que a tecnologia também processa pagamentos e emite automaticamente a ordem de serviço.

Com mais de R$ 2 milhões investidos, a solução já tem mostrado resultados expressivos: os restaurantes que utilizam o CoPiloto registram aumento de até 76% na taxa de conversão, em comparação a sistemas de atendimento convencionais. Segundo Coffani, o CoPiloto resolve um dos maiores gargalos do delivery via WhatsApp: a limitação do atendimento humano. 

“Sem automação, é difícil manter um padrão de qualidade, escalar vendas e oferecer uma experiência ágil. Mudamos esse cenário com um atendimento humanizado e eficiente”, afirma.

Os aplicativos de delivery dominaram o setor de foodservice nos últimos anos, mas a dependência dessas plataformas vem gerando insatisfação entre empreendedores e donos de restaurantes. As taxas de intermediação, que podem ultrapassar 30% por pedido, somadas à perda de controle sobre a base de clientes têm levado restaurantes a repensar suas estratégias de venda. Nesse cenário, o uso do WhatsApp com inteligência artificial como canal direto e automatizado de atendimento e vendas ganha força.

“Estamos oferecendo uma nova experiência de compra para os consumidores e uma solução escalável para os restaurantes. Nosso foco é impulsionar negócios de forma sustentável. O CoPiloto tem tudo para se tornar o novo padrão no delivery brasileiro”, conclui Coffani.

A meta da Natural Bot é alcançar 1.700 contas ativas até o final de 2025 e ultrapassar 15 mil até o fim de 2026, consolidando a IA conversacional como novo padrão de atendimento e vendas no foodservice.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade