7 franquias com lucratividade maior do que as taxas de juros
De 15% a 50% de lucratividade sobre o faturamento bruto, as franquias são excelente opção para quem quer investir
Franquias com rentabilidade média entre 15% e 50% sobre o faturamento bruto são alternativas atrativas de investimento comparadas às altas taxas de juros no Brasil, com destaque para transferência de know-how e suporte estrutural como diferenciais do modelo.
As taxas de juros no Brasil estão altas, o que incentiva os investidores a deixarem o dinheiro aplicado. Com a Selic a 10,5% ao ano, as aplicações tendem a manter o índice, com algumas variações, tornando os rendimentos seguros para quem mantém aplicações conservadoras.
Mas o empreendedor também pode optar por investir seu patrimônio em uma franquia com alta rentabilidade, que ultrapassa o índice das aplicações e oferece retorno rápido. Existem opções no mercado que têm rentabilidade média a partir de 15%, chegando até a 50%, com prazo de retorno do investimento a partir do sétimo mês de investimento.
“Além disso, o empreendedor pode se tornar um multifranqueado, com mais de uma unidade franqueada em pouco tempo, o que torna o negócio ainda mais rentável devido ao ganho em escala”, diz Adriana Mariano Mangabeira, consultora especializada em franchising.
As franquias também trazem a segurança de serem negócios já testados e com a transferência de know-how garantida, ou seja, o franqueador ensina o franqueado a trabalhar, passando a ele os segredos que fizeram da marca um sucesso. E essa transferência de know-how é determinada pela lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil.
“O artigo 1º da lei de franquias diz que o franqueador autoriza o franqueado a usar sua marca sempre associada a métodos e sistemas de implantação e administração do negócio desenvolvido pelo franqueador. Isso é transferência de know-how. Todo esse ensinamento é o que diferencia uma franquia de outro tipo de relação comercial”, explica Thais Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, sócia do NPMP – Novoa Prado Maciel Pinheiro Advogados.
Kurita aconselha o investidor que opta por uma franquia a realmente entender o negócio como um investimento, que envolve riscos. Ela explica que uma boa franqueadora deve conhecer o mercado; ter um plano de negócios estruturado; estabelecer metas a curto, médio e longo prazos; ter estrutura para ofertar treinamento e suporte ao franqueado; saber se relacionar com sua rede franqueada; ter um arcabouço financeiro que independa exclusivamente da arrecadação da taxa de franquia para sustentação da franqueadora, dentre outros pontos importantes. Com essas e outras características, caberá ao franqueado fazer sua parte no negócio.
“E essa parte é tão ou mais importante do que a exercida pela franqueadora. É o franqueado que está no dia a dia da operação, ele tem uma responsabilidade enorme pelo sucesso do empreendimento”, pondera a advogada.
Adriana Mangabeira concorda com Kurita. “O franqueado também deve se preparar para atuar na franquia. A rentabilidade aumentará com o trabalho, a dedicação ao negócio. Não existe franquia que se opere sozinha ou sem a liderança de um bom franqueado”, alerta.
Para a consultora, franqueados que buscam a franqueadora como parceira tendem a ampliar seus ganhos. “Aproveitar todos os treinamentos ofertados, esclarecer dúvidas, solicitar ajuda, levar os problemas à franqueadora são formas de a própria marca entender as dificuldades da operação e propor melhorias. Tudo isso pode ser feito em cooperação, sem desgastes, de forma harmônica”, defende a consultora.
Conheça sete marcas que apresentam lucratividade média a partir de 15% ao mês:
Norah Acessórios
Rede pernambucana de bijuterias e acessórios com 15 lojas (seis no estado de São Paulo e nove em Pernambuco). Tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando ao consumidor novidades de forma recorrente. Oferece dois formatos de negócios, dentre eles uma micro franquia.
Investimento inicial: R$ 96 mil (quiosque), com taxa de franquia, instalações e estoque inicial a R$ 196 mil (loja em shopping).
Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Lucratividade média: 21,5%
Prazo de retorno: 12 meses
Doutor Hérnia
Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e não-cirúrgico de hérnia de disco, com 250 unidades franqueadas pelo Brasil, uma nos Estados Unidos e duas no Paraguai. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador comercial, inclusive à distância.
Mais da metade da rede é multifranqueada, gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de reabilitação do paciente.
Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucratividade média: 50%
Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Unhas Club
A Unhas Club é uma microfranquia que oferece serviços variados de tratamento e embelezamento de unhas para todas as necessidades femininas e masculinas. Tem como diferencial a alta qualidade dos serviços prestados, a experiência do cliente e o clube de assinaturas.
Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: R$ 107,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 33 mil
Lucratividade média: 30%
Prazo de retorno: a partir de 12 meses
Dr. Shape
A Dr. Shape é uma rede com 70 lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos no Brasil e uma em Portugal, com 23 anos de mercado. Tem oportunidades para todo o Brasil, em lojas de rua ou de shoppings.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil, com estoque inicial e instalação
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucratividade média: 15%
Prazo de retorno: 24 meses
Lebriju
A Lebriju é uma rede de franquias de acessórios premium de moda, com 16 lojas e quiosques em São Paulo, Amazonas, Goiás, Pará e Paraná. Está há nove anos no mercado e suas lojas encantam pelo visual interativo e acolhedor, que permite aos clientes provar toda a gama de produtos em exposição. Traz 200 itens diferentes a cada loja mensalmente, em quantidades limitadas.
Investimento inicial: R$ 170 mil (quiosque) e R$ 390 mil (loja), com estoque inicial e instalação
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil (quiosque) e R$ 120 mil (loja)
Lucratividade média: 15% a 20%
Prazo de retorno: 12 meses (quiosque) e 18 meses (loja)
Black Zone
É uma rede de barbearias diferente do conceito tradicional: com layout e identidade visual moderno, ambiente bonito e agradável, sempre bem localizadas, as barbearias foram criadas com a proposta de oferecer preços mais acessíveis, o que democratizou, conquistou e fidelizou ainda mais o público.
Com seu estilo despojado, passou a receber públicos variados – dos jovens descolados que precisam do acesso fácil e atendimento primoroso às mães que desejam levar crianças para cortar os cabelos e não se sentiam à vontade em um ambiente feito exclusivamente para homens. Tem 29 unidades, entre próprias e franqueadas, e mais oito em fase de implantação.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil (incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial).
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucratividade média: 15% a 25%
Prazo de retorno: 18 meses
Hasegawa Studio de Beleza
O Hasegawa Studio de Beleza é a maior rede de salões de beleza do Pará, presente em todos os shoppings de Belém, com quatro unidades próprias e cinco franqueadas. A marca está chegando a São Paulo (SP), com sua primeira unidade própria prevista para ser inaugurada em junho de 2025, num shopping da zona Oeste da capital.
Trata-se de um salão multisserviços, com cabeleireiros; manicures, pedicures e podólogos; esteticistas; depiladores; maquiadores e profissionais especializados em noivas e outros serviços de beleza. O Hasegawa possui parceria com as maiores indústrias cosméticas internacionais, a exemplo de L'Oreal/Kérastase, Redken e Keune.
Investimento inicial: de R$ 380 mil a R$ 500 mil, incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial
Faturamento bruto médio mensal: R$ 350 mil
Lucratividade média: De 20% a 25%
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
Importante: A consultora Adriana Mariano Mangabeira e a advogada Thais Kurita não indicaram as marcas citadas como opção de investimento.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.