PUBLICIDADE

Mercados argentinos comemoram "melhor dia" para Milei com impulso de Senado e China

13 jun 2024 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

Os títulos e o peso argentino avançavam nesta quinta-feira, com investidores respirando aliviados depois que o Senado argentino aprovou um amplo projeto de lei que é fundamental para os planos de reforma econômica do presidente libertário Javier Milei e renovou um acordo de empréstimo de swap de moeda com a China.

A vitória no Senado foi um grande impulso para Milei, que venceu uma eleição surpreendente no ano passado, prometendo reformar a combalida economia do país em dificuldades. Ele quer privatizar empresas públicas, fortalecer poderes do Executivo e aumentar incentivos ao investimento.

"Sem dúvida, foi o melhor dia econômico para o governo", disse o analista argentino Christian Buteler, citando a aprovação do projeto de lei, um pacote fiscal duplo que também recebeu sinal verde e a extensão até 2026 de uma linha de swap de moeda com a China.

"A aprovação das leis no Senado, para além da rigidez dos votos ou das mudanças feitas no texto, ressalta a capacidade do governo de governar, apesar de ter chegado ao poder com uma minoria (legislativa). Isso é muito positivo", disse ele.

Os títulos soberanos no mercado de balcão local subiam em média 2,5%, um índice de risco soberano caiu drasticamente, enquanto o peso do mercado paralelo apreciava quase 4%, para 1.240 por dólar, depois de atingir uma mínima recorde na semana passada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade