PUBLICIDADE

Mercados acionários chineses caem pressionados por empresas aéreas com fraqueza do iuan

19 jul 2018 - 07h49
Compartilhar
Exibir comentários

Os mercados acionários da China caíram nesta quinta-feira, pressionados pelo recuo das companhias aéreas, enquanto o iuan caiu para o menor nível em um ano frente ao dólar após notícias de que Pequim planeja ampliar medidas de flexibilização monetária.

Investidor observa dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 24/11/2017 REUTERS/Aly Song
Investidor observa dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 24/11/2017 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,07 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,51 por cento.

O banco central da China planeja adotar incentivos que aumentarão a liquidez dos bancos comerciais, ajudando-os a expandir os empréstimos e aumentar o investimento em títulos emitidos por cooperativas e outras entidades, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto na quarta-feira.

Enquanto isso, Guo Shuqing, presidente da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, solicitou que os bancos comerciais intensifiquem o fornecimento de empréstimos a pequenas e médias empresas privadas, em uma tentativa de reduzir seus custos de financiamento e facilitar a estabilidade do crescimento econômico.

O otimismo em relação ao impacto positivo dessas medidas foi compensado pelos temores de uma persistente desvalorização do iuan, já que a percepção de flexibilização monetária poderia reduzir as taxas monetárias chinesas, potencialmente tornando os ativos em dólares dos EUA mais atraentes.

As empresas aéreas, incluindo a China Southern, a China Eastern e a Air China, recuaram com o iuan mais fraco, o que torna seus empréstimos em dólar mais caros.

No restante da região asiática, o nervosismo com a guerra comercial afetou o mercado, e às 7h43 (horário de Brasília) o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,42 por cento.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,13 por cento, a 22.764 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,38 por cento, a 28.010 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,51 por cento, a 2.772 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,07 por cento, a 3.428 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,34 por cento, a 2.282 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,07 por cento, a 10.835 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,14 por cento, a 3.277 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,28 por cento, a 6.262 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade