0

Liquidação financeira do mercado de energia arrecada R$1 bi, de R$8,6 bi em cobranças

11 jul 2019
16h27
  • separator
  • 0
  • comentários

A liquidação financeira das operações do mercado de curto prazo de eletricidade referente a maio arrecadou 1,03 bilhão de reais, de 8,65 bilhões cobrados junto aos agentes do setor, disse nesta quinta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Linha de transmissão de energia na região de Pola de Allande, Espanha 
09/08/2017
REUTERS/Paul Hanna
Linha de transmissão de energia na região de Pola de Allande, Espanha 09/08/2017 REUTERS/Paul Hanna
Foto: Reuters

Do valor não pago na operação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas que operam no mercado elétrico, cerca de 7,24 bilhões de reais devem-se a liminares que isentam alguns agentes de cobranças referentes ao chamado risco hidrológico, segundo a CCEE.

Os custos com o risco hídrico decorrem da necessidade de operadores de hidrelétricas comprarem energia no mercado para cumprir compromissos comerciais devido à menor geração de suas usinas, associada a questões como o baixo nível dos reservatórios e as chuvas.

O governo tem tentado resolver a disputa judicial sobre o tema por meio de um projeto de lei que propõe um acordo para compensar parcialmente as empresas pelas perdas com a hidrologia por meio da renovação de contratos de concessão, desde que elas em troca retirem suas ações judiciais.

O projeto para viabilizar o acerto, colocado como prioridade pelo Ministério de Minas e Energia, foi aprovado na Câmara dos Deputados no mês passado, e agora aguarda deliberação no Senado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade