0

Ipea projeta queda de 5% do PIB em 2020

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada reduziu sua projeção para a queda do PIB este ano para 5%, frente a 6% em estimativa anterior

1 out 2020
17h48
atualizado às 17h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu sua projeção para a queda do PIB brasileiro este ano para 5%, frente a 6% em estimativa anterior.

Em carta de conjuntura divulgada nesta quinta-feira, o Ipea aponta que os dados de atividade econômica divulgados desde junho têm sinalizado para uma retomada associada à continuidade do processo de flexibilização das restrições sociais, à mobilidade e ao funcionamento das atividades econômicas.

Pessoas caminham entre vendedores de rua no centro do Rio de Janeiro
01/09/2020
REUTERS/Ricardo Moraes
Pessoas caminham entre vendedores de rua no centro do Rio de Janeiro 01/09/2020 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

A projeção de crescimento em 2021 foi mantida em 3,6%.

"Em junho tínhamos previsto 6%, e a queda foi revista para 5% em função de indicadores que vem surpreendendo no terceiro trimestre", disse o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior.

O Ipea também revisou para cima a projeção de inflação medida pelo IPCA em 2020, de 1,8% para 2,3 %. "Isso se deve a alta de alimentos em casa por conta da variação cambial e demanda, porém (a estimativa segue) muito abaixo da meta do Banco Central e ainda é uma situação bem confortável", disse o diretor.

A meta de inflação em 2020 é de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Para 2021, o Ipea prevê um IPCA de 3,30%, frente a uma meta de 3,75%.

Veja também:

Polícia investiga ação do PCC nas eleições em SP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade