PUBLICIDADE

Investindo em Novas Oportunidades

Já ouviu falar sobre IPO?

18 fev 2021 10h25
| atualizado em 25/5/2021 às 01h06
ver comentários
Publicidade
Investindo em Novas Oportunidades
Investindo em Novas Oportunidades
Foto: Envato Elements / Além dos Investimentos

Já ouviu falar sobre IPO?

Traduzindo para o Português, essa é a sigla para "Oferta Pública Inicial", que representa a primeira vez que uma empresa vai abrir seu capital na Bolsa de Valores e receber novos sócios.

Normalmente essas empresas já estão em um processo de desenvolvimento mais avançado.

A vantagem de participar de uma IPO é que os investidores conseguem se tornar sócios de uma instituição logo no início do seu crescimento, em sua era pós abertura de capital. Assim é possível obter ganhos não só com as bonificações e participações nos lucros, mas também na valorização da empresa em valor de mercado, já que o preço da ação comprada pelo investidor vai subindo.

E os pontos positivos não param só nos investidores. A empresa que realiza a abertura de capital também sai ganhando, afinal essa é uma maneira de captar recursos e financiar seus projetos/investimentos para crescer e prosperar.

Vale lembrar também que, para realizar tal feito, as instituições precisam adequar seus processos internos, transparência, resultados e balanços. Esses cuidados podem transmitir a segurança de que a governança corporativa tem grande competência, o que eleva muito a credibilidade e faz com que os investidores tenham interesse em se tornar acionistas.

Se analisar bem, dá pra ver que as IPOs proporcionam relações benéficas para todos os envolvidos, o que eu chamaria de um verdadeiro ganha-ganha.

Como participar de um IPO?

São 3 passos que devem ser feitos para que você possa participar do processo de IPO e garantir suas ações nesse lançamento.

Passo número 1

O investidor precisa ter conta em uma corretora ou instituição financeira participante da oferta pública, e também precisa ter o capital aportado nela, já que sem capital disponível não é possível entrar.

Passo número 2

Pesquise sobre a empresa, seu prospecto de negócio e qual será o destino dos recursos da receita captada no lançamento. Caso não saiba avaliar esses fatores, uma sugestão seria procurar uma casa de análise para observar os relatórios da empresa de interesse. É comum que elas publiquem seus relatórios nesses lugares.

Passo número 3

O passo final é a reserva. Esse processo será feito em sua corretora. Nele, você define qual o preço máximo que está disposto a pagar e também a quantidade de ações que tem interesse em reservar. Vale lembrar que você não pode cancelar a solicitação depois que o período de reservas se encerrar.

Agora que você já sabe o que é um IPO e quais são os passos que devem ser feitos para participar do lançamento já pode aproveitar a próxima oportunidade.

Além dos Investimentos
Publicidade
Publicidade