Passo 1: transforme a economia em algo automático

Para chegar ao seu primeiro milhão, você deve economizar sempre, mesmo que seja pouco. A dica dos especialistas é destinar, pelo menos, 10% dos rendimentos por mês para qualquer tipo de investimento.

"É preciso ter um planejamento financeiro, saber exatamente as despesas fixas e variadas do mês para quantificar e definir o que ser investido mensalmente", indica Douglas Renato Pinheiro, economista e professor de administração das Faculdades Rio Branco.

"É um passo importante para a pessoa não ficar muito suscetível a variações momentâneas do mercado. As pessoas precisam de uma visão mais ponderada", continua Gustavo Cerbasi.

Segundo Pinheiro, a opção para quem quer enriquecer a longo prazo é o mercado de ações. "Ninguém se torna milionário em curto prazo. Então, a longo prazo, deve-se fazer investimentos agressivos; indico o mercado de capitais."

Claudio Boriola, entretanto, acredita que qualquer tipo de investimento é válido. "Recomendo investir 10% dos rendimentos por mês, não importa em qual frente. Pode ser poupança, ações ou títulos de renda fixa. Pesquise aqueles que são mais adequados a você."