PUBLICIDADE

Inflação no Japão atinge mínima de 2 anos e meio em setembro

18 out 2019 - 08h10
(atualizado às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O núcleo da inflação ao consumidor no Japão desacelerou para mínimas em quase dois anos e meio em setembro, pressionado pela queda nos preços da energia e elevando as chances de o banco central ampliar seu já forte estímulo monetário neste mês.

Consumidores fazem compras em distrito comercial de Osaka, Japão
22/10/2017
REUTERS/Thomas White
Consumidores fazem compras em distrito comercial de Osaka, Japão 22/10/2017 REUTERS/Thomas White
Foto: Reuters

Os dados estarão entre os indicadores que o banco central japonês irá avaliar em sua reunião de política monetária de 30 e 31 de outubro. A meta do Banco do Japão é de uma inflação de 2%.

O núcleo de preços ao consumidor nacional, que inclui produtos de petróleo mas exclui preços de alimentos frescos, subiu 0,3% em setembro sobre o ano anterior, mostraram dados do governo, igualando a expectativa e desacelerando ante avanço de 0,5% em agosto.

Foi o resultado mais fraco desde abril de 2017, quando o índice subiu 0,3%.

Destacando a frágil demanda doméstica, o índice que elimina os efeitos dos custos de energia e alimentos frescos, considerado pelo Banco do Japão como importante medida de inflação, subiu 0,5% no ano até setembro, de 0,6% no mês anterior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade