PUBLICIDADE

Inflação da zona do euro tem mínima de 4 anos em maio sobre ano anterior

29 mai 2020 - 07h41
(atualizado às 08h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A inflação da zona do euro caiu para o nível mais baixo em quase quatro anos em maio apesar da forte alta dos custos de alimentos, uma vez que a pandemia de Covid-19 reduziu a demanda por combustíveis e cortou os preços de energia.

Bandeiras da UE hasteadas no exterior da Comissão Europeia, em Bruxelas
19/02/2020
REUTERS/Yves Herman/
Bandeiras da UE hasteadas no exterior da Comissão Europeia, em Bruxelas 19/02/2020 REUTERS/Yves Herman/
Foto: Reuters

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse nesta sexta-feira que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro caíram 0,1% em maio sobre abril e tiveram alta de apenas 0,1% na base anual, após avanço de 0,3% no mês passado.

O dado, nível mais baixo desde junho de 2016 na base anual, ficou em linha com a estimativa em pesquisa da Reuters. Também deixou a inflação ainda mais longe da meta do Banco Central Europeu de perto mas abaixo de 2% no médio prazo.

Os preços da energia recuaram 12,0% em maio sobre o ano anterior, enquanto os alimentos não processados subiram 6,5%. Sem esses dois componentes voláteis, medida que o BCE chama de núcleo da inflação, os preços aumentaram 1,1% em termos anuais, como esperado e repetindo a taxa de abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade