PUBLICIDADE

Índices chineses avançam com sinais de estímulo após dados comerciais decepcionantes

15 jan 2019 - 07h48
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Os índices acionários chineses subiram nesta terça-feira, com a China sinalizando mais medidas de estímulo, um dia depois que a segunda maior economia do mundo divulgou dados comerciais do mês de dezembro mais fracos do que o esperado.

 REUTERS/Issei Kato/File Photo
REUTERS/Issei Kato/File Photo
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 2 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,4 por cento.

Todos os setores registraram alta, liderados pelas empresas de consumo, com o índice de consumo subindo 4,4 por cento.

A China terá como meta ter "um bom início" no primeiro trimestre para a economia, disse a agência estatal de planejamento nesta terça-feira, sinalizando que as autoridades podem implementar mais medidas de estímulo no curto prazo para conter a desaceleração do crescimento.

A segunda maior economia do mundo desacelerou em 2018, à medida que as autoridades chinesas realizavam dolorosos ajustes estruturais de longo prazo para fazer a transição para uma trajetória de crescimento mais gradual, porém sustentável.

O primeiro-ministro Li Keqiang disse que a China alcançou suas principais metas econômicas de 2018, que foram "duramente conquistadas" e busca um forte começo para a economia no primeiro trimestre para estabelecer condições úteis para atingir os objetivos deste ano, segundo a televisão estatal na segunda-feira.

Isso aconteceu um dia depois que dados mostraram que as exportações da China caíram inesperadamente para o menor ritmo em dois anos em dezembro, enquanto as importações também se contraíram, apontando para uma fraqueza ainda maior na segunda maior economia do mundo em 2019 e para uma deterioração da demanda global.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,96 por cento, a 20.555 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,02 por cento, a 26.830 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,36 por cento, a 2.570 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,96 por cento, a 3.127 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,58 por cento, a 2.097 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,01 por cento, a 9.806 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,22 por cento, a 3.212 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,71 por cento, a 5.814 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade