4 eventos ao vivo

Índices acionários da China recuam com dados pessimistas e preocupações com guerra comercial

14 jun 2018
07h56
atualizado às 08h11
  • separator
  • comentários

Os mercados acionários da China recuaram nesta quinta-feira, com dados econômicos decepcionantes e renovados temores de guerra comercial prejudicando o sentimento dos investidores.

Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,40 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,17 por cento.

A economia chinesa está finalmente começando a desacelerar sob o peso de uma prolongada repressão sobre os empréstimos mais arriscados que eleva os custos de empréstimos a empresas e consumidores, com dados desta quinta-feira apontando para uma ampla desaceleração na atividade econômica em maio.

O banco central chinês despertou preocupações sobre a saúde da economia, quando deixou a taxa de juros inalterada, surpreendendo os mercados que esperavam que ele seguisse o aperto monetário nos Estados Unidos, como costumava acontecer.

O movimento do banco chinês é um impulso ao sentimento, embora o impacto possa ser bastante limitado", disse Yang Weixiao, analista da Founder Securities.

Os investidores também se preocuparam com as ameaças dos EUA de impor tarifas de bilhões de dólares em produtos chineses.

O presidente norte-americano, Donald Trump, se reunirá com seus principais assessores de comércio nesta quinta-feira para decidir se vai colocar em prática as tarifas, disse um funcionário do governo dos EUA.

Os subíndices de consumo e saúde lideraram as perdas setoriais.

No restante da região, as preocupações com os dados da China pesavam. O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,06 por cento às 7:47 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,99 por cento, a 22.738 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,93 por cento, a 30.440 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,17 por cento, a 3.044 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,40 por cento, a 3.773 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,84 por cento, a 2.423 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,43 por cento, a 11.013 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,05 por cento, a 3.356 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,11 por cento, a 6.016 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade