PUBLICIDADE

Índices acionários chineses recuam mesmo após BC buscar acalmar mercado sobre iuan

4 jul 2018 - 07h49
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O iuan avançou com força em relação ao dólar nesta quarta-feira mas os principais índices acionários da China fecharam com queda, um dia após o banco central do país ter assegurado que vai manter a moeda estável em meio a preocupações crescentes com disputas comerciais.

Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,94 por cento.

A moeda chinesa e os mercados acionários têm mostrado volatilidade antes do prazo de 6 de julho, quando as tarifas dos Estados Unidos sobre 34 bilhões de dólares em produtos chineses devem entrar em vigor. Pequim disse que vai retaliar com tarifas sobre produtos norte-americanos.

As autoridades estão confiantes de que não terão que usar com força as reservas cambiais oficiais para defender o iuan como aconteceu em 2015.

Entretanto, o mercado acionário não tem tanta certeza, e começou o dia em torno dos preços de fechamento da véspera, antes de cair em território negativo e permanecer por lá.

O iuan teve em junho seu pior mês, perdendo cerca de 3,3 por cento de seu valor frente ao dólar, e o recuo continuou na segunda-feira, primeiro dia de negociações do mês de julho.

Porém, na terça-feira, a moeda se recuperou após as declarações do presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, e continuou a subir nesta quarta-feira.

No restante da região, a ansiedade em torno das tensões comerciais entre chineses e norte-americanos antes do prazo de 6 de julho pressionou os mercados. O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,42 por cento às 7h41 (horário de Brasília), um dia depois de atingir mínimas de nove meses.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,31 por cento, a 21.717 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,06 por cento, a 28.241 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,94 por cento, a 2.760 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,30 por cento, a 3.364 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,32 por cento, a 2.265 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,06 por cento, a 10.721 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,28 por cento, a 3.244 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,43 por cento, a 6.183 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade