PUBLICIDADE

Índices acionários chineses fecham em queda em meio a temores sobre guerra comercial

25 jun 2018 - 07h37
(atualizado às 09h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os mercados de ações da China recuaram nesta segunda-feira uma vez que o esperado corte da taxa de compulsório foi compensado pelos persistentes temores com uma guerra comercial, e com o enfraquecimento do iuan pressionando as ações dos setores aéreo e do mercado imobiliário.

Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 1,33 por cento, enquanto o índice de Xangai recuou 1,04 por cento.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está esboçando restrições que impedirão empresas com ao menos 25 por cento de propriedade chinesa de comprarem companhias norte-americanas com "tecnologia industrial significativa", afirmou no domingo uma autoridade dos EUA com conhecimento do assunto.

As autoridades chinesas agiram rapidamente para amenizar qualquer possível impacto econômico da disputa comercial com os Estados Unidos, com o banco central dizendo no domingo que reduzirá a quantia de dinheiro que alguns bancos devem manter como reservas em 50 pontos básicos.

A redução do compulsório, a terceira pelo banco central este ano, era amplamente esperada pelos investidores e visa acelerar o ritmo de troca de dívida por ação e estimular os empréstimos para empresas menores.

Durante o pregão, as ações imobiliárias e aéreas lideraram as perdas em meio a um iuan em queda. As empresas imobiliárias caíram 4,9 por cento uma vez que a moeda chinesa mais fraca levanta temores de saída de capital que pode pesar sobre os preços de ativos.

No restante da região, os mercados também sentiram os impactos dos temores comerciais e o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,06 por cento às 7h31 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,79 por cento, a 22.338 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,29 por cento, a 28.961 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,04 por cento, a 2.859 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,33 por cento, a 3.560 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,03 por cento, a 2.357 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,04 por cento, a 10.786 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,81 por cento, a 3.260 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,24 por cento, a 6.210 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade