PUBLICIDADE

Índia abrirá disputa comercial na OMC se EUA rejeitarem pedido de isenção de tarifas, dizem fontes

23 abr 2018 - 10h02
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia vai apresentar uma disputa comercial contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) se Washington não conceder isenções de tarifas mais altas sobe aço e alumínio, disseram à Reuters três autoridades do governo envolvidas em negociações comerciais.

A Índia solicitou recentemente isenções, argumentando que suas exportações desses produtos para os EUA não criavam uma preocupação de segurança para um país com quem tem uma parceria estratégica que vai além do comércio.

Três altos funcionários que não quiseram ser identificados disseram que Nova Délhi abriria um caso na OMC citando discriminação como um primeiro plano de ação se os EUA não concederem as isenções.

O ministro do Aço da Índia, Chaudhary Birender Singh, recusou-se a dizer como a Índia poderia responder se seu pedido de isenção for rejeitado.

"Nossa proposta ainda está pendente com o governo dos EUA e eles nos garantiram que vão reconsiderar", disse Singh à Reuters.

No entanto, uma nota interna preparada por seu ministério, a que a Reuters teve acesso, mostrou que a Índia também poderia considerar elevar temporariamente o imposto de importação de alguns produtos norte-americanos, caso as isenções não forem concedidas.

A Índia exportou menos de 1 milhão de toneladas de aço para os EUA em 2017, e foi o décimo maior fornecedor, de acordo com uma nota interna preparada pelo Ministério do Aço indiano. As exportações de aço para os EUA representam 2,2 por cento do total das exportações de aço da Índia, segundo a nota.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade