PUBLICIDADE

Imposto de Renda 2021: Receita Federal paga terceiro lote da restituição

Mais de 5 milhões de brasileiros serão contemplados nessa nova rodada de pagamentos

30 jul 2021 07h01
ver comentários
Publicidade
Pagamento do terceiro lote do IRPF 2021
Pagamento do terceiro lote do IRPF 2021
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30), os valores referentes ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. Mais de 5 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários, receberão os valores da restituição neste momento. 

No grupo dos não-prioritários, estão incluídos os contribuintes que, em 2021, entregaram a declaração até o dia 17 de maio. Já no dos prioritários, estão os idosos a partir de 60 anos, os contribuintes que possuem algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave e também aqueles cidadãos cuja maior fonte de renda é o magistério. 

Vale frisar que, além das restituições do IRPF 2021, o lote pago nesta sexta-feira contempla também restituições residuais dos exercícios anteriores. 

Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

O pagamento do segundo lote da restituição do IRPF será depositado na conta bancária que foi informada pelo contribuinte na declaração. Caso a Receita encontre algum problema na conta, como uma possível desativação ou erro de digitação, o crédito ficará disponível para resgate por até um ano nas agências do Banco do Brasil. 

Passado este período, o contribuinte deve agendar a retirada destes créditos pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Consulta à restituição 

Para verificar se terá direito à restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, clicar em Consultar Restituição. Ao fazer isso, o cidadão consegue, inclusive, verificar se há pendências que estão impedindo o pagamento da restituição - como malha, por exemplo. 

Caso haja uma ou mais inconsistências na declaração, o cidadão poderá enviar uma declaração retificadora corrigindo as pendências. Contudo, as restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão.

Também é oferecido pela Receita Federal o serviço de consulta rápida das declarações do imposto de renda por meio do app Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Data de pagamento dos demais lotes

O cronograma de pagamento dos demais lotes está disponível no site da Receita Federal. Confira abaixo:

LOTE DATA
30/07
31/08
30/09
Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade