PUBLICIDADE

Importações de petróleo do Irã pelo Japão caem 12,2% em janeiro

MERCADOS - Matérias Primas

27 fev 2012 - 10h29
Compartilhar

O Japão importou 12,2% menos petróleo do Irã em janeiro, com relação ao mesmo mês de 2011, demostraram dados oficiais nesta segunda-feira, uma queda maior do que a redução total das importações de petróleo, com a intensificação da pressão dos EUA para se cortar os embarques do Irã.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções às importações de petróleo do Irã com o objetivo de pressionar Teerã a abandonar seu controverso programa nuclear. As importações totais do Japão caíram 2,1% em janeiro ante um ano atrás, segundo dados do Ministério da Finanças.

Os embarques do Irã no mês passado, mesmo menores em umabase de ano a ano, superaram os níveis de dezembro devido a tendência de pico nos dois primeiros meses por conta do inverno no hemisfério Norte.

As importações pelo Japão de petróleo do Irã em janeiro somaram 1,70 milhão de quilolitros (345 mil barris por dia), alta de 30 mil barris diários sobre o 1,56 milhão de quilolitros (317 mil barris por dia) em dezembro.

O Japão é o terceiro maior consumidor mundial de petróleo, com importação média de 313,48 mil barris por dia (bpd) de petróleo iraniano em 2011, representando 8,8% do total das importações.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade