PUBLICIDADE

Imóveis Físicos ou FII?

Onde é melhor investir? Em fundos imobiliários ou imóveis físicos?

17 mar 2021 16h04
| atualizado em 25/5/2021 às 01h06
ver comentários
Publicidade
Imóveis Físicos ou FII?
Imóveis Físicos ou FII?
Foto: Envato Elements / Além dos Investimentos

Essa é uma pergunta muito recorrente.

Onde é melhor investir? Em fundos imobiliários ou imóveis físicos?

É sabido que culturalmente o desejo de muitos brasileiros é de investir em imóveis, porém a simplicidade, a praticidade e oportunidade de diversificação irão sempre apontar na direção dos FIIs.

Vamos falar de alguns fatores importantes para essa análise...

- Fator Tempo

Comprar um imóvel físico requer muito tempo para analisar o mercado da sua cidade e encontrar as melhores oportunidades na região.

Com os fundos imobiliários, você pode contar com um gestor profissional para gerir seus investimentos.

- Fator Liquidez

Os fundos imobiliários em geral possuem alta liquidez, mas - quando se trata de imóveis físicos - é possível que você não consiga contar com o valor investido no imóvel por um período (caso decida vendê-lo).

- Fator Custos

Os imóveis físicos possuem custos relevantes de manutenção e burocracia na hora de investir, além de despesas fixas como condomínio e IPTU, por exemplo (no caso do imóvel estar vago). Sem contar que, para realizar esse "investimento", você precisa ter o valor integral do imóvel à vista. Com os fundos imobiliários, é possível iniciar seus investimentos com um capital baixo e já começar a receber os seus aluguéis.

Sempre que for analisar prós e contras de um investimento, tenha como base a diversificação para pulverizar os seus riscos.

Para considerar como investimento a compra de um imóvel, não estamos falando de financiamento. E mesmo que você tenha hoje o dinheiro para comprar um imóvel à vista, não vale a pena investir todo o seu capital em um único investimento.

Lembre-se que os fundos imobiliários são ativos de renda variável e a cotação vai oscilar de acordo com o Mercado. Sendo assim, não invista todo o seu patrimônio em um único investimento, pois os FIIs também podem gerar perdas.

Além dos Investimentos
Publicidade
Publicidade