PUBLICIDADE

Iguatemi tem queda de lucro no 1º tri, com maiores despesas financeiras

7 mai 2019 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários

A operadora de shopping centers Iguatemi teve queda de 4,6 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre, com o melhor resultado operacional ofuscado por maiores despesas financeiras e impostos.

Entrada do shopping Iguatemi, em São Paulo. 16/8/2018. REUTERS/Nacho Doce
Entrada do shopping Iguatemi, em São Paulo. 16/8/2018. REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

Em comunicado, a empresa informou que o lucro líquido somou 58,45 milhões de reais de janeiro a março, contra 58,1 milhões na mesma etapa do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 2,9 por cento, para 129,4 milhões de reais.As vendas totais das lojas nos shoppings da companhia atingiram 3,1 bilhões de reais, 5,4 por cento a mais que no ano anterior.

"As vendas foram positivas no primeiro trimestre, apesar do efeito calendário, e também iniciamos o segundo trimestre bem", disse Cristina Betts, diretora financeira da Iguatemi, em entrevista.

As vendas na base mesmas lojas aceleraram para 3,1 por cento, ante crescimento de 1,1 por cento nos primeiros três meses de 2018. E o aluguel nas mesmas lojas aumentou 6,4 por cento em comparação com 2,8 por cento um ano atrás.

Como resultado, a receita líquida trimestral da Iguatemi cresceu 2,7 por cento, para 173 milhões de reais.

"Continuamos focados em mudar o mix, substituindo alguns dos lojistas para melhorar o desempenho nossos shoppings", disse ela, adicionando que a redução da dívida é outra meta para 2019.

No fim de março, a Iguatemi apresentava relação dívida líquida/Ebitda de 2,61, ante 2,84 no primeiro trimestre de 2018.

A companhia planeja gastos de capital de 150 milhões e 200 milhões de reais este ano, ante 170,7 milhões de reais em 2018.

"Nossa estratégia é fortalecer nossos ativos ... O próximo ciclo de crescimento não será apenas de novos empreendimentos", disse Betts.

Segundo ela, a empresa também considera a expansão dos shoppings existentes, além de aumentar a participação em ativos do portfólio. Outro grande projeto em andamento é a plataforma de comércio eletrônico Iguatemi 365, já testada internamente, disse.

As ações da Iguatemi caíram 8 por cento na B3 neste ano, após acumularem ganhos por três anos consecutivos.

Em 29 de abril, a rival Multiplan também apresentou um lucro líquido mais fraco no primeiro trimestre, refletindo o ritmo ainda lento da economia brasileira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade