PUBLICIDADE

IEA eleva previsão de demanda de petróleo em 2020, mas alerta para Covid-19

10 jul 2020 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) aumentou sua previsão de demanda por petróleo para 2020 nesta sexta-feira, mas alertou que a expansão da Covid-19 representa um risco para as perspectivas.

22/11/2019. REUTERS/Angus Mordant
22/11/2019. REUTERS/Angus Mordant
Foto: Reuters

A agência com sede em Paris elevou sua previsão para 92,1 milhões de barris por dia (bpd), um aumento de 400 mil bpd em relação às perspectivas do mês passado, citando um declínio menor que o esperado no segundo trimestre.

"Embora o mercado de petróleo sem dúvida tenha feito progressos... o grande e, em alguns países, acelerado número de casos de Covid-19 é um lembrete perturbador de que a pandemia não está sob controle e o risco de queda para nossas perspectivas de mercado é quase certo", disse a IEA em seu relatório mensal.

O alívio das medidas de isolamento social em muitos países causou uma forte recuperação nas entregas de combustível em maio, junho e provavelmente também em julho, informou a IEA.

Mas a atividade de refino de petróleo em 2020 deve cair mais do que a agência antecipou no mês passado e crescer menos em 2021, afirmou.

A demanda em 2021 provavelmente será de 2,6 milhões de bpd abaixo dos níveis de 2019, principalmente com o consumo de querosene de aviação recuando devido a uma queda nas viagens aéreas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade