PUBLICIDADE

Governo pode ampliar medidas para atender sistema elétrico diante da seca, diz CMSE

5 mai 2021 - 18h51
(atualizado às 20h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) poderá ampliar medidas para atender o mercado diante dos baixos níveis dos reservatórios e das perspectivas de chuvas escassas nos lagos das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do país.

Marcador de nível d'água na usina hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG) 
14/01/2013
REUTERS/Paulo Whitaker
Marcador de nível d'água na usina hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG) 14/01/2013 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

Em nota, o CMSE disse que "deliberou a possibilidade" de ampliação da geração termelétrica fora da ordem de mérito e importação de energia elétrica sem substituição a partir da Argentina ou do Uruguai, sem limitação nos montantes e preços associados, desde que seja alocável na carga e respeitadas as restrições operativas, e de forma a minimizar o custo operacional total do sistema elétrico.

Segundo a nota, que cita o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o país teve no período entre setembro a abril o pior valor de afluências no histórico desde 1931.

"Como consequência, os armazenamentos nos reservatórios equivalentes permanecem em baixos patamares, a exemplo do observado no Sudeste/Centro-Oeste, que finalizou abril com o menor valor verificado para o mês desde 2015", disse a nota.

(Redação São Paulo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade