PUBLICIDADE

FMI diz que disputas comerciais desaceleram comércio global e vê riscos a cadeia de oferta

17 jul 2019 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

O Fundo Monetário Internacional afirmou nesta quarta-feira que o crescimento do comércio global está desacelerando como resultado das tensões entre Estados Unidos e China e outros, além da prolongada incerteza sobre tarifas, pesando sobre a confiança empresarial ao redor do mundo.

A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath
11/04/2019
REUTERS/James Lawler Duggan
A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath 11/04/2019 REUTERS/James Lawler Duggan
Foto: Reuters

A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, disse a repórteres que as disputas sobre comércio e tecnologia estão claramente exercendo um impacto fundamental sobre o comércio global, e repetiu a estimativa do Fundo de que as tarifas aplicadas na guerra comercial entre EUA e China podem cortar 0,5% do crescimento econômico global em 2020.

"Tem havido uma queda no crescimento do comércio mundial", disse ela, destacando que as disputas sobre tecnologia --como a que envolve os EUA e a empresa de tecnologia chinesa Huawei-- podem também fraturar as cadeias de oferta, levantando preocupações sobre investimento e produtividade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade