0

Vida de autônomo: lidando com a imprevisibilidade financeira

No último episódio da série #DescomplicaMeuDinheiro, a pauta é a incerteza financeira que acomete os profissionais autônomos

9 fev 2021
14h37
atualizado em 1/3/2021 às 11h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Por definição, trabalhadores autônomos são aqueles que exercem atividades econômicas sem nenhum tipo de vínculo empregatício. Embora possam ter contratos para prestação de serviços, esses profissionais geralmente são pessoas físicas que trabalham por conta própria e não possuem carteira assinada.

Dentro de um espectro mais amplo, existem os trabalhadores informais. Assim como os autônomos, esses profissionais trabalham por conta própria e não possuem vínculo empregatício, mas com uma diferença: não há o respaldo de um contrato de prestação de serviços. Geralmente, são as pessoas que realizam "bicos" como fonte de renda.

Os motoristas de aplicativo, por exemplo, são trabalhadores informais, já que não possuem vínculo empregatício e nem contratos firmados com as empresas de tecnologia que disponibilizam a plataforma
Os motoristas de aplicativo, por exemplo, são trabalhadores informais, já que não possuem vínculo empregatício e nem contratos firmados com as empresas de tecnologia que disponibilizam a plataforma
Foto: ArtMarie / iStock

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mensal de setembro de 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 33 milhões de trabalhadores informais. Dentro desse grupo, 16 milhões são empreendedores que trabalham por conta própria, sem registro de pessoa jurídica, como, por exemplo, o CNPJ ou o MEI.

A grande dificuldade enfrentada por esses dois grupos de trabalhadores é a imprevisibilidade financeira. Sem vínculo empregatício e à mercê das variações do ambiente econômica, a dificuldade de determinar a renda no fim do mês aumenta consideravelmente. Para saber como os profissionais devem lidar com a incerteza da renda e evitar estresse financeiro, o Terra entrevistou o economista Luis Politi. Confira a conversa no vídeo abaixo:

O autônomo e a luta pela previsibilidade financeira

Sobre a série #DescomplicaMeuDinheiro

A série #DescomplicaMeuDinheiro é um especial de cinco episódios produzido pelo Terra sobre o universo das finanças pessoais. Em cada capítulo, um dilema financeiro do brasileiro será abordado, indo desde as dificuldades do endividamento que consome a renda mensal até a imprevisibilidade financeira que aflige os profissionais autônomos.

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade