0

Veja por que é tão importante controlar as contas da casa

22 fev 2021
10h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Uma das principais dificuldades das famílias brasileiras é controlar a grana que ganha. Muitos ainda se perguntam: por que devo ter um controle financeiro?  A resposta é simples, organizar as suas finanças ajuda você a conhecer a sua renda, inclusive o quanto ganha e quais são as suas despesas fixas e variáveis. É um hábito essencial! 

Quando você não tem conhecimento sobre essas informações, você dá abertura para que as contas comecem a controlar a sua vida, vivendo uma vida endividado e sempre preocupado. 

Uma bola de neve que nunca acaba. 

Foto: Divulgação iStock

Se você não conhece a sua renda e as necessidades da casa, fica difícil saber exatamente para onde o dinheiro está indo e onde é possível economizar. Sem mencionar o investimento, que acaba sendo nulo, pois não sobra grana para ter uma poupança. 

Cuidar das finanças deve ser prioridade da família! Ainda mais em tempos de crise, como ainda estamos vivendo na pandemia. 

Quando falamos sobre finanças pessoais, tocamos em um ponto-chave: a qualidade de vida. Tendo uma boa saúde financeira, você tem menos estresse e se preocupa menos com os boletos no final do mês. 

Se algo não está indo bem com a sua organização financeira de casa, confira cinco recomendações que, se aplicadas, farão você dar adeus à angústia e respirar aliviado!

Qual é a sua renda?

O primeiro passo para você organizar as suas finanças é conhecer a sua renda real. Qual é o valor líquido que você ganha? Há outros ganhos que você pode contar todo mês? Entenda quais são esses valores para ter um panorama geral. 

Em seguida, anote quais são os seus gastos fixos da casa, classifique-os por tipo, moradia, TV/telefone/internet, supermercado, luz, água, entre outros que não são variáveis. Esse exercício te ajuda a avaliar o seu custo de vida. 

O valor restante vai para outros custos variáveis do dia a dia e para uma reserva financeira. Um bom começo para cuidar das finanças da casa.

Não vire refém das dívidas!

Saiba que é possível reverter a situação e voltar para o azul. A primeira questão é saber quais são suas pendências e as registrar em um papel ou planilha online. Nesse controle de dívidas, coloque os valores que precisam ser renegociados. 

Uma opção para quem quer zerar de uma vez as dívidas é pedir um crédito pessoal. Apesar de ser um gasto a mais no orçamento, no final, você terá um bom resultado: estará livre das dívidas iniciais e poderá controlar melhor seu orçamento. Veja quais são as melhores opções e o que a empresa pode te oferecer para ter um processo mais tranquilo e leve.

Foto: Divulgação iStock

Tenha um fundo de emergência

Imprevistos acontecem, por isso é necessário ter um fundo emergencial. Assim, você estará preparado para qualquer crise. Uma boa quantia é de 10% a 15% do seu salário separados todo mês. Lembrando que qualquer quantia é bem-vinda, tá? O importante é manter a frequência e contar com esse compromisso todo mês.

Ter um fundo é essencial para boa organização financeira da casa. Adotando essa dica, se surgir uma crise, você estará mais seguro financeiramente para passar por essa situação. 

Mude hábitos, veja onde é possível economizar 

A ideia aqui é gastar menos do que ganha. Quando você conhece a sua renda, as suas despesas fixas e variáveis, fica mais fácil saber onde estão os seus gastos desnecessários e onde pode economizar. 

Não existe uma regra para economia. Sabendo seus hábitos de consumo, comece a refletir se é necessário gastar tanto com transporte (táxis e aplicativos de transporte) ou se precisa comer fora.  Quais outros gastos você pode evitar?

Quando você poupa, o bolso pesa menos no final do mês. Sem contar que essa grana poupada pode contribuir para o seu fundo emergencial. 

Foto: Divulgação iStock

Estabeleça metas alcançáveis

Faça uma análise completa das suas finanças e tenha em mente quais são as metas que você deseja alcançar. Faz sentido? São alcançáveis? O que você precisa economizar para ter um bom aproveitamento? Questões simples que vão te ajudar a dar um norte. 

Aqui, você pode refletir e traçar metas e objetivos como: quanto de dinheiro você quer juntar no ano, diminuir a conta de água ou até mesmo estabelecer um prazo para quitar as dívidas. Lembre-se, faça metas reais para não gerar frustrações. 

Comece hoje a ter mais controle das contas em casa. Faça uma avaliação de como anda a sua organização financeira e aos poucos, coloque em prática, vá sentindo onde pode melhorar mais e verá o quanto a sua vida pode ser tornar mais leve e equilibrada. 

Tendo mais liberdade financeira, você pode se programar para atividades mais prazerosas, viajar e sonhar com outros tipos de projetos - afinal, as contas e as dívidas estão em dia. 

Se você quer uma ajuda para zerar suas dívidas, conheça o Vivo Money, o Crédito Pessoal da Vivo para clientes Pós-pago e Controle. Seguro, prático e 100% online. Taxas a partir de 1,99% a.m. e o dinheiro na sua conta em até 2 dias úteis.

Faça uma simulação e avalie essa opção para te ajudar no controle das contas em casa.

Fonte: TC
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade