1 evento ao vivo

6 hábitos para evitar gastos desnecessários

11 jan 2021
11h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Chegar à tão sonhada liberdade financeira requer organização, dedicação e equilíbrio. Sabemos que imprevistos acontecem, porém, às vezes, o desequilíbrio do orçamento mensal pode estar em pequenos hábitos que adotamos na rotina sem nem perceber. 

Na hora de economizar, a primeira atitude é sempre olhar de dentro pra fora – autoconhecimento! 

Quando passamos a conhecer os próprios hábitos, sejam eles bons e ruins, passamos a ter clareza a respeito daquilo que deve ser melhorado.  

E como começar então esta análise rumo à reeducação e de um novo comportamento?

O primeiro ato é organizar as suas finanças. Aqui, você pode usar um bloco de notas no celular, um aplicativo, uma planilha Excel ou até uma boa e velha agenda em papel. O segredo está em anotar as entradas e despesas, assim, fica mais fácil se organizar e terminar o mês no azul. 

O primeiro passo é organizar as finanças
O primeiro passo é organizar as finanças
Foto: Divulgação iStock

Ao fazer essas anotações, você já começa a refletir sobre a sua rotina e evita gastos desnecessários. Aliás, quais dos seus hábitos poderiam ser mudados? Por exemplo, quantas vezes você toma um táxi ou pede carro por aplicativo, sendo que poderia ir de metrô ou até mesmo caminhando para o seu compromisso? 

E aquele cafezinho perto do trabalho, com direito a doce? Que tal trazer uma fruta de casa? 

Pequenas despesas fazem toda a diferença no final do mês. Fique atento!

Ainda nessa linha, existem as famosas dívidas que adquirimos e no final não conseguimos pagar. 

Se você se atrapalhou com seus gastos como, por exemplo, com o cartão de crédito, uma forma de conseguir uma grana extra para reorganizar suas pendências e começar o ano com as contas em dia é o credito pessoal. Ou seja, pedir dinheiro emprestado sem ter que definir para qual uso ele se destina e poder contar com taxas acessíveis que cabem no seu bolso.

Mas eu estaria contraindo uma dívida para poder pagar outra? A verdade é que sim, mas de uma forma muito mais saudável. 

Enquanto as taxas de juros de cartões de crédito ficam entorno de 13% ao mês, você consegue pegar créditos pessoais com taxas inferiores.

Uma boa opção para quem busca essa saída é o Vivo Money, Crédito Pessoal da Vivo para clientes Pós-pago e Controle. Uma opção segura e prática, 100% online para conseguir uma grana extra em até dois dias úteis. Faça uma simulação e avalie essa opção para reorganizar suas contas.

Além dessa reorganização, vale ressaltar também mais duas dicas, voltadas à alimentação:

A primeira, faça uma lista de compras.

Muitas vezes, o supermercado é o lugar onde desperdiçamos dinheiro. Por isso, a lista se faz tão importante, uma vez que te ajuda a focar no que é realmente essencial.

Segundo ponto reveja a alimentação fora de casa. O hábito de almoçar fora todos os dias ou jantar com os amigos aos fins de semanas pode fazer você gastar mais. Uma opção, no trabalho, é levar marmita – pode ser mais saudável e você ainda economiza. 

Para o lazer (atenção, essa só vale quando a pandemia acabar), combine com os amigos de jantar na casa de algum deles. Cada um leva um prato, uma bebida, tudo vira uma grande festa e todos economizam. 

Mas, por enquanto, cada um na sua casa. Reunião só virtual.

Economizar pode parecer uma missão quase impossível no início. Depois que o trem entra nos trilhos e os resultados aparecem, é só gratidão.

Foto: Divulgação iStock

Aplicando esses conceitos simples – anotar despesas, evitar pequenos gastos desnecessários e renegociar dívidas –, você já vai conseguir ver uma luz no fim do túnel. Estará economizando mais, organizando melhor as pendências e, quem sabe, criar um fundo emergencial ou uma poupança

Sim, porque imprevistos sempre acontecem: problemas de saúde, reformas em casa e no escritório, uma eventual rescisão por demissão, entre outros. Ter um fundo emergencial evita maiores preocupações, te deixa preparado.

Aplique estes conceitos em sua vida, e verá que tudo fluirá melhor!

Ficou curioso com o Vivo Money? Clique aqui para saber todos os detalhes. 

 

Fonte: TC
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade