PUBLICIDADE

Como deixar a conta de luz mais baixa durante o inverno

5 dicas simples para você economizar energia e deixar seu bolso mais feliz

22 jun 2021 - 17h35
Compartilhar
Exibir comentários
Homem olhando para dentro da geladeira
Homem olhando para dentro da geladeira
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

O inverno começou na última segunda-feira (21) e, em muitas cidades do país, ele chegou abaixando as temperaturas, jogando os ventiladores para escanteio e revivendo o amor dos brasileiros pelos cobertores, aquecedores e banhos quentinhos. 

Com essa temporada de dias frios sendo vivida em meio à pandemia, a tendência é que, mais do que nunca, as pessoas fiquem em casa e gastem seus momentos de lazer dentro de seus lares. Essa mudança de hábito pode gerar um aumento no consumo de energia, já que televisões acabam ficando ligadas por mais tempo e as luzes da casa também, afinal, neste período, o dia acaba ficando mais "curto", com o anoitecer sendo percebido antes mesmo das 18h. 

Mas calma aí que o inverno não precisa ser o vilão da sua conta de luz não! Com essas dicas bem simples e práticas, dadas pela Consul, você poderá equilibrar o seu consumo de energia elétrica e até economizar durante este período. Confira!

1) A melhor hora para tomar banho

Quem tem um chuveiro elétrico em casa já deve ter percebido, em invernos passados, que durante este período o consumo de energia elétrica aumenta. Nos dias gelados de inverno, o chuveiro tem mais trabalho para deixar a água quentinha, o que ocasiona um aumento no gasto de energia. 

Para contornar a situação, a dica da Consul é: tome banhos mais curtos e, no caso de dias mais ensolarados, dê preferência para banhos no início da noite. Ao tomar sol durante o dia, a água contida dentro da caixa d'água fica mais quentinha, o que facilita o trabalho do chuveiro. 

2) Temperatura da geladeira

Se a sua geladeira está com o termostato no máximo, #partiu alterar! Durante estes dias frios, não é necessário manter a geladeira com a temperatura tão baixa assim. 

Importante: aqui, é sempre bom você checar o funcionamento do seu aparelho para encontrar a temperatura ideal, já que ela pode variar de acordo com o modelo. Dê uma olhadinha no manual do aparelho e altere já. 

3) E o ar-condicionado?

Tem um aparelho de ar-condicionado que funciona na temperatura quente? Então este tópico é pra você!

Você pode utilizar o seu aparelho para aquecer os dias gelados, mas, assim como no caso da geladeira, nada de deixar o termostato no máximo sem necessidade. Tente sempre manter a temperatura entre 23 e 26° C. 

4) Faça do seu forno o seu melhor amigo

O inverno é a estação perfeita para quem gosta de usar o forno. Já percebeu o quanto este aparelho, quando ligado, deixa a casa quentinha? 

Separe as receitas de bolo ou de pratos assados e faça do forno o seu melhor amigo!

5) Como diria o Beatles, "Here comes the sun"

No inverno, muitas pessoas têm a tendência de fechar a casa toda para que nem um ventinho entre pela janela. Querer fugir do vento está super justificado, mas nada de fechar as cortinas, hein!

Abra as cortinas e, se possível, até um pouco da janela para que aqueles raios de sol tímidos de inverno possam aquecer todos os cômodos da sua casa. Essa atitude simples pode tornar o uso de um aquecedor, por exemplo, desnecessário. 

Fonte: Consul

Finanças e Empreendedorismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade