PUBLICIDADE

Fim de ano com dinheiro no bolso: veja como se planejar

As festas de fim de ano chegaram e é hora de colocar a calculadora para funcionar. Siga as dicas da especialista.

17 dez 2021 08h31
ver comentários
Publicidade
Pegue papel e caneta ou abra um bloquinho de notas e calcule tudo com a Mari Ferreira
Pegue papel e caneta ou abra um bloquinho de notas e calcule tudo com a Mari Ferreira
Foto: Cris Santoro

Após tantos desafios enfrentados em 2021, o ano chega ao fim e começam os preparativos para as festas! De decoração a presentes, de ceia à viagem, esse período carrega consigo tradições religiosas e muito incentivo ao consumo.

É por essa razão que me sinto na obrigação de te lembrar que festejar é permitido, claro, mas que é muito melhor quando não se contrai dívidas!

Janeiro tem como tradição, também, ser um mês mais puxado. Preços de produtos e serviços são reajustados, voltam as despesas extras com documentação do carro, matrícula e material escolar, fora todos os boletos dos meses normais.

Pra dar um jeito nisso, vamos fazer um combinado?

Pegue papel e caneta ou abra um bloquinho de notas e calcule comigo quais serão os gastos desse mês, somando com suas despesas habituais. Por exemplo, quanto vai custar a sua parte da ceia? E os presentes, qual valor total? Se for viajar, some o custo com transporte, hospedagem, alimentação e passeios.

Se você ainda não tem ideia desses valores, significa que não está se planejando para esses gastos e, muito provavelmente, só se dará conta do tamanho do estrago, quando a fatura chegar - e nós não queremos isso, né?

Então, aproveite que começou a pensar sobre seu planejamento financeiro e vá pesquisar os preços. Se, ao somar, você tomar um susto, quer dizer que é hora de rever o limite de gastos por item, pra ficar dentro do seu orçamento - por exemplo, quanto você tem disponível pra gastar com roupas pra passar as festas? 

Programe-se a partir desse valor e procure não ultrapassar, pra garantir que não faltará depois para os itens mais básicos e obrigatórios.

Fim de ano com dinheiro no bolso: veja como se planejar:

Não esqueça que, às vezes, de última hora, podem surgir imprevistos ― como um pneu que fura na estrada ―, então é bom inserir uma margem para isso e não zerar o orçamento, só porque a conta fechou no azul.

Pode acreditar que em janeiro você vai ficar feliz por ter tomado essa decisão.

Nós, do time Homework, desejamos um feliz natal e um ano novo de muita prosperidade! Seguimos com você nesse 2022 que promete ser um ano de grandes mudanças e esperamos que seja também de muitas conquistas!

(*) Mari Ferreira é especialista em educação financeira, consultora, palestrante, criadora de conteúdo e autora do livro “Tostão Furado: Do Zero à Liberdade Financeira”.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade