PUBLICIDADE

FIIs

Olhando o Passado

31 mai 2021 22h06
ver comentários
Publicidade
FIIs
FIIs
Foto: Envato Elements / Além dos Investimentos

Pela facilidade e praticidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), eles podem passar a falsa sensação de que você não precisa acompanhá-los de perto.

Na verdade, você precisa fazer o acompanhamento muito antes de se tornar um cotista.

Tudo começa na pesquisa para decidir qual fundo se adequa à sua realidade e perfil de investidor. Nesse processo, precisamos usar o passado a nosso favor.

Conforme já abordamos aqui anteriormente, a maioria dos FIIs faz pagamentos mensais ao cotista. Então olhar seus rendimentos passados acaba se tornando um ótimo indicador na hora de analisar esse tipo de investimento.

Mas atenção! O histórico de rentabilidade de um fundo não é garantia de rentabilidade para os meses seguintes, são apenas dados úteis na tomada de decisão.

Para usar o histórico de um fundo a seu favor, você pode comparar - por exemplo - a rentabilidade do último ano em relação à taxa de juros atual (Selic). Alguns fundos chegam a uma rentabilidade de 5% ao ano. Tendo como base a taxa Selic hoje (de 2% ao ano), esse tipo de investimento se torna muito rentável e interessante.

É comum que, com as taxas de juros mais altas, os Fundos Imobiliários percam a atratividade. Isso porque temos ativos em renda fixa atrelados à Selic. Se a sua rentabilidade em um fundo estiver menor que o seu Benchmark, talvez esteja na hora de ajustar as posições em sua carteira. Por isso é muito importante acompanhar bem de perto os seus investimentos. 

Além dos Investimentos
Publicidade
Publicidade