PUBLICIDADE

Festa da firma: 6 vantagens de fazer o evento só virtual

Especialista comenta benefícios que vão da economia à segurança dos funcionários.

9 dez 2021 07h30
ver comentários
Publicidade
Com a festa da firma sendo virtual, ninguém vai poder dizer que “não lembra de nada”...
Com a festa da firma sendo virtual, ninguém vai poder dizer que “não lembra de nada”...
Foto: Shannon Lawford / Pixabay

Com a chegada da pandemia, a maneira de confraternizar mudou. E mesmo com os eventos presenciais retornando, muitas empresas ainda devem optar pelo formato online na festa de final de ano com os funcionários. Em parte, isso se deve a uma mudança cultural, motivada pela adoção do home office. 

Um levantamento da SAP Consultoria em Recursos Humanos, com apoio da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, indicou que 72% das organizações que implantaram o home office após a pandemia pretendem manter esse formato de trabalho, ainda que de forma híbrida.

“Mesmo com a vacinação em massa, grande parte das empresas sinaliza a intenção de seguir com o home office ou em regimes híbridos e essa tendência também influencia as escolhas relacionadas aos eventos corporativos. As confraternizações são importantes para o engajamento e a aproximação dos times e o formato online mantém esses ganhos, trazendo ainda outras vantagens, quando comparado ao evento presencial”, comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos online e viu sua demanda crescer 300% no último ano.

Festa da firma: 6 vantagens de fazer o evento só virtual:

Leandro comenta seis vantagens de escolher o formato online para a confraternização de fim de ano.

1. Economia

Eventos online são mais vantajosos financeiramente. Com esse tipo de confraternização, não é necessário se preocupar com o aluguel de espaço, alimentação, bebidas e decoração. Além disso, os funcionários também economizam na locomoção e vestimentas. Inclusive, fica mais fácil a presença de algum convidado como atração do evento, sem grandes gastos com ele também.

2. Todos podem participar

Funcionários podem morar longe do ambiente escolhido para o evento presencial, inviabilizando a ida até o local. Outro ponto importante é que muitas empresas têm colaboradores em vários lugares do país, e até do mundo, e por isso eles acabam não se conhecendo e não criam um laço com o time. O evento online quebra essa barreira e todos podem confraternizar e se conhecer apesar da distância.

3. Organização

Com o evento online, a organização fica mais fácil. A empresa escolhe a plataforma para a realização do evento e envia para os funcionários o convite, divulgando qual será o tema, horário de início, conteúdos previstos e ordem em que eles serão realizados. Basta os convidados acessarem o link da plataforma para a confraternização começar.

4. Aproximação entre as equipes

Muitos pensam que uma festa presencial deixa os colaboradores mais à vontade para criarem relações com o restante da equipe, mas isso nem sempre é a realidade. É comum que as pessoas interajam na festa com aqueles colegas que já estão acostumados a interagir nas rotinas de trabalho. No evento online, é interessante criar salar sorteadas, com interatividade de jogos.

5. Sustentabilidade

A confraternização online ajuda até o meio ambiente, já que a empresa evita a geração de resíduos, como embalagens e papéis. Além disso, em comparação com os eventos presenciais, há menos viagens, deslocamentos e desperdício de comida.

6. Segurança

Apesar da liberação das autoridades sanitárias para a realização de eventos presenciais, o evento online continua sendo mais seguro para evitar a transmissão da Covid-19. Além disso, previne riscos para os funcionários, como combinar direção e álcool após o fim da festa.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade