0

Exportação de soja do Brasil tem ritmo forte em março

18 mar 2019
19h35
  • separator
  • comentários

A exportação de soja do Brasil no acumulado de março atingiu 532,5 mil toneladas ao dia, até a terceira semana do mês, em um ritmo acima do registrado em março do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Grãos de soja
28/07/2014
REUTERS/Tom Gannam
Grãos de soja 28/07/2014 REUTERS/Tom Gannam
Foto: Reuters

O aumento de 26,9 por cento no acumulado do mês na comparação com a média diária de março de 2018 ocorre apesar de o Brasil estar colhendo uma safra menor ante o recorde do ano passado, devido a perdas pela seca.

Contudo, a colheita foi antecipada na temporada atual, após um plantio acelerado, o que ajuda a explicar os embarques mais fortes no mês, apesar de projeções de que o Brasil exportará menos no ano.

Até a terceira semana do mês, o Brasil, maior exportador global de soja, exportou 4,79 milhões de toneladas de soja, ante 8,8 milhões de toneladas em março (completo) do ano passado.

Em todo o mês fevereiro, as exportações de soja do Brasil superaram 6 milhões de toneladas.

A safra de soja 2018/19 do Brasil, em fase de colheita, deve totalizar 113,45 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), queda de cerca de 5 por cento na comparação com o recorde da temporada passada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade