2 eventos ao vivo

Expansão da indústria da zona do euro tem em junho nível mais fraco em 18 meses, aponta PMI

2 jul 2018
07h21
atualizado às 08h00
  • separator
  • comentários

A expansão da indústria da zona do euro desacelerou para a mínima de 18 meses em junho, enfraquecendo pelo sexto mês seguido em meio às preocupações com as barreiras comerciais e seu impacto sobre a atividade econômica, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Imagem ilustrativa de notas de euro 19/03/2012 REUTERS/Dado Ruvic
Imagem ilustrativa de notas de euro 19/03/2012 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu para a mínima de 18 meses de 54,9 ante 55,5 em maio e preliminar de 55,0, mas ainda acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O subíndice de produção recuou a 54,2 de 54,8 em maio, nível mais baixo desde novembro de 2016,

"A indústria da zona do euro reportou a expansão mais fraca em um ano e meio em junho, com riscos claramente voltados para o crescimento da produção diminuir ainda mais nos próximos meses", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"A pesquisa revela preocupações das empresas relacionadas ao impacto das tarifas e guerras comerciais, sugerindo que as empresas estão se preparando para o potencial de mais perdas com exportações."

Não há nada no relatório do PMI que sugira que as empresas do bloco vão retomar a atividade robusta do final do ano passado. O crescimento das novas encomendas em junho caiu para o nível mais baixo em quase dois anos, a 53,2, contra 54,2 em maio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade