0

Expansão da indústria da China em outubro desacelera mais que o esperado, mostra PMI oficial

31 out 2017
07h03
  • separator
  • comentários

O crescimento do setor industrial da China desacelerou mais do que o esperado em outubro diante de regras mais duras acerca da poluição que estão forçando muitas siderúrgicas e fábricas a reduzirem a produção durante o verão.

Embora ainda em território de expansão, a pesquisa oficial mensal sobre a indústria da China também mostrou fraqueza inesperada nas novas encomendas de exportação, cuja expectativa era de que acelerassem com a aproximação da temporada de compras de fim de ano.

"Algumas regiões intensificaram os controles de poluição neste mês, com as empresas ajustando, suspendendo ou escalonando a produção", disse o funcionário da Agência Nacional de Estatísticas Zhao Qinghe em declarações divulgadas com os dados.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial divulgado nesta terça-feira caiu para 51,6 em outubro de 52,4 em setembro, que havia sido o resultado mais forte em mais de cinco anos.

Essa foi a leitura mais fraca em três meses, mas permaneceu acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. Analistas consultados pela Reuters esperavam queda para 52,0.

O crescimento no setor de serviços da China também desacelerou em outubro, mas continuou a mostrar sólida expansão, com o PMI oficial do setor caindo a 54,3 de 55,4 em setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade