PUBLICIDADE

Estoque de crédito no Brasil sobe 0,4% em junho e inadimplência cai, diz BC

27 jul 2017 - 11h12
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de crédito no Brasil voltou a crescer em junho, mas não o suficiente para evitar retração no semestre, sinal de falta de apetite por financiamentos em meio à ainda fraca recuperação econômica.

Sede do Banco Central do Brasil em Brasília, Brasil
16/5/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Sede do Banco Central do Brasil em Brasília, Brasil 16/5/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

No mês passado, o estoque total de crédito no país mostrou expansão de 0,4 por cento sobre maio, a 3,078 trilhões de reais, interrompendo dois meses de queda, informou o Banco Central nesta quinta-feira. No acumulado do ano, no entanto, houve retração de 0,9 por cento no estoque.

Depois do tombo histórico de 3,5 por cento em 2016, o BC estima que o estoque avançará apenas 1 por cento em 2017.

O BC informou ainda que, considerando apenas o segmento de recursos livres, a inadimplência caiu a 5,6 por cento, ante 5,9 por cento em maio, primeira queda depois de três meses. Quando anunciou a liberação dos recursos das contas inativas do FGTS, a equipe econômica defendeu que a medida ajudaria na diminuição do endividamento das famílias.

No período, o spread bancário --diferença entre o custo de captação das instituições financeiras e a taxa efetivamente cobrada ao tomador final-- caiu 1,2 ponto, a 36,5 pontos percentuais.

Já os juros médios recuaram a 46,1 por cento em junho, sobre 47,3 por cento em maio, respondendo à continuidade do ciclo de afrouxamento monetário que vem sendo conduzido pelo BC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade