PUBLICIDADE

Embraer recebe encomenda de 100 'carros voadores'

Entrega das aeronaves desenvolvidas pela companhia brasileira deve começar em 2026

23 set 2021 09h06
| atualizado às 09h09
ver comentários
Publicidade
eVTOL
eVTOL
Foto: Divulgação/Eve Air Mobility / Estadão

A Embraer, por meio de sua empresa Eve Urban Air Mobility, recebeu encomenda de até 100 'carros voadores' da operadora global de helicópteros Bristow, com quem assinou acordo para atuarem no desenvolvimento de um certificado de operador aéreo para sua aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL).

De acordo com comunicado, o memorando de entendimento visa a desenvolver um modelo de operação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), com entrega das aeronaves prevista para começar em 2026.

O acordo prevê, além da entrega dos 'carros voadores', design de vertiportos, desenvolvimento regulatório para o ambiente operacional e certificação do eVTOL com operação autônoma. Não foi informado o valor do negócio.

"Esse memorando de entendimento estratégico prevê o desenvolvimento contínuo de um modelo abrangente de UAM entre Bristow e Eve para um eVTOL que pode, potencialmente, remodelar o mercado para todos os voos verticais elétricos com emissões de zero carbono e custos operacionais mais baixos", disse o presidente e diretor executivo da Bristow, Chris Bradshaw, na nota divulgada pela Embraer.

Estadão
Publicidade
Publicidade