0

Emater: safra gaúcha de milho tem qualidade e lavouras com bom rendimento

31 jan 2019
17h52
  • separator
  • comentários

São Paulo, 31 - A Emater prevê qualidade e bons rendimentos na safra de milho 2018/19 no Rio Grande do Sul, que tem hoje 23% da área colhida. "À medida que os grãos atingem a umidade adequada, apresentam bons rendimentos", destaca o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, em relatório. Lavouras irrigadas chegam a apresentar produtividade média de 14.800 quilos por hectares, caso de uma propriedade de Santo Ângelo, onde na semana passada foi aberta oficialmente a colheita do milho no Estado.

Com clima favorável, as lavouras de soja também se desenvolvem bem. "É satisfatório o número de vagens nos estádios iniciais de desenvolvimento. Atualmente, 38% das lavouras de soja estão em enchimento de grãos, 42% em floração e 20% em desenvolvimento vegetativo", informa.

O arroz, por outro lado, sofreu com a baixa luminosidade nos períodos chuvosos. As regiões com mais problemas são a Central, Campanha e Fronteira Oeste. "Nessa última, alguns produtores de arroz estão acionando os seguros para realização de laudos de prejuízos a fim de cobertura de seguro ou Proagro, sendo que a previsão é de perdas de 100% nas áreas que ficaram mais de sete dias alagadas. Em Manoel Viana, foram alagados 1.630 hectares."

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade