PUBLICIDADE

Veja como faturar com o YouTube Shorts, o rival do TikTok

Veja o passo a passo da postagem e como monetizar a ferramenta do Google.

26 mai 2022 02h00
| atualizado às 10h49
ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

Em 2021, o Google lançou o YouTube Shorts para concorrrer com o TikTok e o Reels (Instagram). A proposta aqui é publicar vídeos curtos, de até um minuto de duração. É possível utilizar trechos de músicas da biblioteca do próprio YouTube em vídeos de até 15 segundos.

Como todas as ferramentas do Google, o YouTube Shorts é muito intuitivo para fazer uma edição bem básica de vídeos, adicionar textos/legendas e usar alguns filtros, como efeitos de cores. Você pode subir um vídeo feito no seu próprio celular e editá-lo na plataforma.

Com a ajuda de Paulo Pereira, CEO da Desbrava.ai, startup responsável por uma plataforma de monitoramento e análise de dados de redes sociais, elaboramos algumas dicas para você começar a fazer seus vídeos no YouTube Shorts.

Como visualizar os vídeos publicados

O próprio YouTube tem um espaço exclusivo em sua página inicial, dedicado aos Shorts. 

“Um importante diferencial do YouTube Shorts é que qualquer canal, independentemente do número de inscritos, pode publicar e aparecer na aba principal da plataforma. Para publicar no YouTube Stories, por exemplo, é necessário ter alcançado a marca de 10 mil inscritos”, diz Paulo Pereira.

Como gravar no YouTube Shorts

Se você já subiu qualquer vídeo no YouTube, não vai encontrar nenhuma dificuldade: o processo é o mesmo. 

Confira o passo a passo:

  • • Faça o login do seu canal no YouTube em um dispositivo móvel (smartphone ou tablet);
  • • Clique em "Criar" (+) no centro da parte inferior. Escolha a opção "Criar um Short" na aba;
  • • Escolha entre gravar um vídeo de 15 ou até 60 segundos;
  • • Segure o botão central de captura. Solte-o quando quiser parar o vídeo ou espere que ele chegue ao limite do tempo escolhido;
  • • Clique em "Concluído" para abrir a ferramenta de edição básica. Faça as melhorias que considerar necessário e siga em "Próximo" para adicionar os detalhes do clipe;
  • • Escolha um título de no máximo 100 caracteres e depois clique em "Enviar" para subir.

Como ganhar dinheiro no YouTube Shorts

O YouTube ainda não oferece receitta para os anúncios exibidos durante os vídeos do usuário no Shorts, mas o Google criou uma recompensa financeira pela criação de conteúdo. Apesar de estar ainda em estágio inicial, a ideia é ter uma recompensa financeira pelos vídeos mais “envolventes”.

 Os vídeos que forem muito populares no YouTube Shorts podem receber recompensas de até US$ 10 mil. É importante observar aqui que os vídeos precisam ser originais.

“O ponto determinante do sucesso do Shorts é como os influenciadores que já estão no YouTube vão utilizar e impulsionar a nova ferramenta, incentivando seus seguidores a fazer uso dela também. Isso foi preponderante para o sucesso do TikTok, por exemplo, tornando os conteúdos virais, espalhando a novidade e engajando mais usuários. Se o Shorts conseguir a aderência de novos fãs e que eles não levem conteúdos para outras redes, como já acontece, tem grandes chances de brigar com os rivais que já estão bem estabelecidos” aposta Pereira.

Redação Dinheiro em Dia
Publicidade
Publicidade