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O que é o Marketing de Recompensa para B2B

Estratégia tem como objetivo aproximar e fortalecer a relação entre uma marca e os seus diferentes públicos

4 fev 2023 - 01h00
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Foto: Porapak Apichodilok / Pexels

Sabe quando a gente ganha um presente que é perfeito para aquele momento? Nossa reação é de alegria e gratidão, afinal nada melhor do que receber algo que parece que foi feito especialmente pra gente. Marketing de Recompensa é sobre isso.

Entre as várias ações para conquistar o coração dos clientes, está o Marketing de Recompensa, estratégia que tem como objetivo aproximar e fortalecer a relação entre uma marca e os seus diferentes públicos. Estamos falando sobre engajamento e fidelização.

Uma pesquisa da OpenText, feita com 2.000 brasileiros,  revelou que 73% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar mais de uma vez de marcas que oferecem tratamento personalizado.

Percebe a importância de criar um programa de recompensas justamente para manter a comunicação direcionada e o relacionamento sempre presentes no dia a dia dos clientes? A intenção não é só promover o reconhecimento da marca, mas também incentivar as pessoas a terem um olhar muito mais positivo sobre ela e, consequentemente, vender mais.

Diferença entre B2C e B2B

A essência do marketing é a mesma, a diferença está no público para o qual você vai proporcionar a experiência com as ações ou os programas de recompensa. No B2C (Business-to-consumer), o seu público-alvo são as pessoas que fazem parte do grupo de consumidores finais. Já no B2B (Business-to-business), o seu público-alvo são outras empresas. Com isso, a linguagem da comunicação e as recompensas também se tornam diferentes. Mas, repare só nessa obviedade, no fim das contas todos os públicos são pessoas. Em outras palavras, é sempre sobre seres humanos, que, a propósito, adoram ganhar alguma coisa.

Benefícios do Marketing de Recompensa no B2B

O Marketing de Recompensa pode criar um verdadeiro elo entre duas empresas. Se você tem um negócio ou trabalha em uma companhia que tem vários fornecedores, sabe muito bem que boas estratégias focadas no engajamento e na fidelização, geram relações duradouras e impactam diretamente no dia a dia e nos resultados gerais.

Uma estratégia simples e eficiente pode ser a responsável por estabelecer essa relação de confiança e de longo prazo. Com isso, alguns dos benefícios do Marketing de Recompensa são: mais engajamento com a marca, construção de uma comunidade forte em torno do seu negócio, fidelidade, experiências personalizadas e positivas, melhoria na qualidade dos serviços e produtos, redução do custo de aquisição de clientes, aumento da taxa de conversão das vendas, entre outros.

Como começar a criar campanhas de Marketing de Recompensa

Você não precisa criar uma campanha grandiosa de início. Há diversas formas de manter seus clientes engajados com a sua marca e, acredite se quiser, você pode começar testando com programas e ações bem simples. O simples convence e é muito poderoso. Tome algumas ações como as que estão nesta lista:

  • • Tire um tempo para ouvir seus clientes em relação ao que motiva e impulsiona cada um deles;
  • • Estabeleça as metas de forma clara e objetiva;
  • • Faça uma análise do seu serviço ou produto em questão;
  • • Defina a sua base de clientes;
  • • Escreva as métricas e todos os indicadores para acompanhar o desempenho da sua campanha de marketing de recompensa;
  • • Descreva as necessidades e características do público que você quer alcançar com determinada campanha;
  • • Estabeleça o orçamento disponível para criar ações de incentivos rápidos e simples;
  • • Comece engajando suas equipes internas para aprimorar os processos antes de lançar externamente;
  • • Crie ações de engajamento;
  • • Automatize os processos.

Que tal trabalhar com o conceito de Produto Mínimo Viável (MVP: Minimum Viable Product)? Com esse modelo, bastante utilizado no universo das startups, você pode  criar a sua primeira versão a ser testada. Decolou com o avião? Vá fazendo os ajustes durante o voo, opte pelo que melhor se adequa ao seu negócio e às necessidades dos seus clientes e siga em direção às metas.

Algumas perguntas para se fazer em relação ao Marketing de Recompensas B2B

Há muitos benefícios, maneiras de se fazer e exemplos. O mais importante é sempre se colocar no lugar do seu cliente. Com base nisso, compartilho algumas reflexões para você se fazer antes de investir em Marketing de Recompensa nos seus negócios.

  • • Será que eu me interessaria pela recompensa que estou oferecendo?
  • • Qual imagem minha empresa passa ao realizar essa campanha de Marketing de Recompensa?
  • • Será que o prêmio oferecido faz sentido para o momento do negócio do meu cliente?
  • • O programa de incentivo e recompensa que estou criando está alinhado às estratégias de negócios da minha empresa?
  • • O que minha empresa ganha em troca com essa ação focada nessa base de clientes?
  • • Os prêmios que estou oferecendo agradam a maioria ou só uma pequena parcela?
  • • Meu programa de recompensas é facilmente compreendido pelas pessoas?
  • • Meu programa de recompensas é facilmente mensurável?
  • • Quais são os indicadores de desempenho da minha campanha?

Essa listinha poderia virar um listão, mas o ponto-chave é o seguinte: perceba que tais reflexões naturalmente apontam respostas e caminhos para você seguir. A partir desse diagnóstico, você saberá o que, para quem, como, quando, onde e por que fazer.

A importância de ter uma plataforma de premiação inteligente

Há de convir que não dá mais para gastar tempo e dinheiro com processos complicados e que nem sempre são assertivos. O sucesso de uma campanha de recompensa é construído com uma série de elementos e não apenas com uma ótima ideia na cabeça. Uma ferramenta de premiação digital ágil, fácil de usar, que otimiza tudo em um único lugar e de confiança no mercado é um dos fatores de sucesso.

Quando se tem uma empresa que faz esse trabalho por você, é possível atender e recompensar milhares de pessoas em um só lugar, ter uma logística garantida sem problemas no caminho, além de personalizar o que será entregue ao cliente. Fora isso, para incrementar a estratégia de marketing de recompensa, você garante um baixo investimento em infraestrutura.

[Este artigo foi escrito primeiramente para o blog da Premmiar, plataforma digital de premiação e recompensas, empresa parceira do Homework.]

(*) Laíze Damasceno é jornalista, escritora, LinkedIn Top Voice, especialista em conteúdo humanizado e fundadora do Marketing de Gentileza, empresa de consultoria, treinamentos e criação de conteúdo, que ajuda marcas a serem mais humanas, gentis, influentes e prósperas.

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