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Os segmentos mais promissores pra empreender no 2º semestre

Especialista revela quais setores podem se destacar nos próximos meses

2 ago 2022 - 01h00
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Foto: Gerd Altmann / Pixabay

Desde o começo da pandemia, empreendedores sentiram a necessidade de se reinventar e com isso, inúmeras oportunidades começaram a aparecer. Basta olhar ao redor para ver como o mercado está mudando e estão surgindo novas necessidades. Seja na venda de produtos ou de serviços, os melhores negócios só são garantidos quando você entende os principais desejos, expectativas e necessidades dos consumidores.

Para o cofundador e CPO da Unicorn Factory, Michael Citadin, o mercado está sempre em busca de boas ideias e, também, com um time que saiba executar, em outras palavras, as empresas que sabem fazer gestão, especialmente pelo momento econômico mundial, são as mais promissoras.

De acordo com o empreendedor, os bons investimentos devem continuar crescendo no ecossistema, principalmente as ideias ou startups que tenham bom mercado para atuação. Além disso, observa que assim como ocorreu no primeiro semestre deste ano, os investidores estão à procura de negócios com boa capacidade de execução, ou seja, o número absoluto de investimentos pode vir a reduzir, mas os cheques tendem a serem maiores. 

“Vejo essa mudança de comportamento como processo evolutivo e bom para o ecossistema, uma vez que quem está preparado desde o início tende a receber mais investimento do que poderia receber anteriormente”, diz ele.

A pandemia influenciou o mundo do empreendedorismo

Para encontrar as áreas mais aquecidas, é preciso compreender as tendências e os acontecimentos ao nosso redor. Nesse sentido, ainda que as pessoas já estejam preparadas para o “novo normal”, a pandemia ainda tem forte influência mercadológica. 

Até porque, o período pandêmico transformou os hábitos de consumo, e isso ainda reverbera no mercado atual. Contudo, conhecer os caminhos que o comércio e demais setores estão tomando irá facilitar o planejamento para o próximo semestre.

Mas afinal, qual a importância de identificar o nicho do seu negócio? Para Michael, a identificação possibilita que a startup possa ser especialista do seu cliente, criando proposta de valor que o mercado valorize. “Vemos isso como uma oportunidade que acelera o desenvolvimento do negócio uma vez que traz foco para o dia a dia”, comenta.

“É clichê, mas necessário ressaltar que entender se a ideia de negócio é viável, se possui mercado e se a proposta de valor é realmente um diferencial frente aos concorrentes, são questões elementares que farão com que a startup encontre seu product market fit”, reforça.

Sobre os segmentos que acredita que devem prosperar nos próximos meses, o empreendedor destaca a representatividade das fintechs. “Alguns anos atrás o principal setor era das fintechs, hoje elas continuam com sua representatividade, mas vemos ótimos negócios dos mais variados setores prosperando, como agtech, hrtech, edtech, proptech, healthtech, foodtechs, entre outras. No final do dia o que importa é a startup resolver uma dor real do mercado”, finaliza. 

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