PUBLICIDADE

Como desenvolver liderança positiva e ganhar mais com isso

Especialista ressalta a importância de formar líderes autênticos no ambiente corporativo

27 jul 2022 - 01h00
Ver comentários
Publicidade
Anna Maria Buccino
Anna Maria Buccino
Foto: Divulgação

Um dos grandes debates do mundo corporativo tem sido o desenvolvimento de lideranças, seja para o bom andamento dos negócios como para a performance e bem estar das equipes. 

Pensando nisso, Anna Maria Buccino, especialista em Psicologia Positiva e gerente das áreas comercial e de serviços da Vetor Editora, separou algumas atitudes que contribuem para o desenvolvimento de lideranças mais positivas e autênticas dentro das empresas. 

1. Autoconhecimento

Quando focamos no nosso autoconhecimento conseguimos identificar nossos pontos fortes, aprimorar nossas habilidades. A jornada de desenvolvimento de um líder começa com o conhecimento de sua própria história, essa conexão consigo mesmo, com suas paixões, com o que torna único, vai trazer a motivação necessária para superar desafios, inspirar pessoas, promover uma cultura de bem-estar nas organizações e criar um ambiente saudável e colaborativo, sem medo.  

“É através do autoconhecimento que a pessoa desenvolve a coragem para liderar. Essa busca requer questionamentos, trabalhar em si mesmo, conhecer sobre a própria personalidade, além de contar com o apoio da psicoterapia”, diz Anna Maria. “Um outro ponto bastante relevante dentro desta jornada é o desenvolvimento da inteligência emocional, uma das soft skills mais relevantes do momento.”

2. Cultive bons relacionamentos

Cultivar bons relacionamentos, seja na esfera pessoal ou profissional também pode transformar a sua liderança, pois serão como um grupo de apoio para colaborar na superação de desafios, na criação de novos projetos, na realização e concretização dos objetivos. Ninguém atinge o sucesso sozinho. 

“São as pessoas que acompanham esse caminho que poderão oferecer conselhos importantes em momentos de incerteza, ajudar nas dificuldades e comemorar os sucessos. Se cercar de energias positivas e não sobrecarregar sua cabeça com os problemas pode evitar estresses desnecessários”, diz ela.

3. Conheça e pratique seus valores

Nossos valores atuam como um guia, que orienta nossas atitudes, nossos pensamentos. São a representação daquilo que acreditamos. Por esse motivo, identificar o que nos orienta é fundamental para que possamos ter uma atuação mais íntegra, real, colaborando para um posicionamento assertivo para si e para os outros.

Como identificar atitudes de um líder autêntico?

As empresas devem apoiar e estimular a criação de ambientes positivos e também oferecer ferramentas para a evolução dos seus líderes. O teste de liderança (Escala de Avaliação do Líder Autêntico - EALA), novidade da Vetor Editora neste ano, ajuda a identificar se as atitudes se aproximam do comportamento de um líder autêntico. Dessa forma, é possível atuar em melhorias e também promover o crescimento profissional.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade