PUBLICIDADE

Como organizar suas ideias e apresentá-las de- forma clara

Um dos maiores desafios enfrentados por qualquer pessoa é a organização de ideias e a clareza sua apresentação.

30 mar 2022 - 07h00
Ver comentários

Um dos maiores desafios enfrentados por qualquer pessoa que tenha que falar em público é organizar suas ideias e apresentá-las de forma clara. Saber como expressar seus argumentos de maneira objetiva não é uma tarefa fácil.

Muitas vezes o excesso de informação e a falta de uma preparação adequada podem fazer com que a sua apresentação se torne confusa.

Felizmente, com uma boa preparação e a adoção de atitudes simples será possível organizar as suas ideias e apresentá-las de maneira muito mais compreensível e eficaz.

Foto: The Speaker

Quer saber quais são essas atitudes? Então não pare a leitura!

Organizar suas ideias e apresentá-las de forma clara: por que fazer isso?

Saber se comunicar bem é essencial para conquistar seus objetivos, sejam lá quais forem. O ser humano tem a necessidade de se comunicar.

Quem não se comunica adequadamente transmite uma imagem mais insegura, mais tímida e até mesmo menos profissional, o que faz com que essa pessoa chegue a perder diversas oportunidades por não saber se expressar.

É impossível saber transmitir a sua mensagem ao público sem antes fazer uma boa preparação. E isso inclui organizar suas ideias e apresentá-las de forma clara.

Caso contrário, corre-se o risco de seus interlocutores não entenderem os seus argumentos e a sua apresentação não atingir os seus objetivos.

O que fazer para organizar suas ideias e apresentá-las de forma clara?

Falar em público não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. O medo de não conseguir expor seus argumentos ou de ser julgado por conta da forma de se expressar paralisa muita gente. Felizmente, a comunicação assertiva é uma habilidade que pode ser melhorada com o tempo.

 A adoção de algumas técnicas pode ajudar na hora de organizar e apresentar suas ideias. Confira algumas delas.

Conhecer o assunto

Um dos piores pesadelos de quem precisa falar em público é receber alguma pergunta e não saber responder. A falta de conhecimento sobre o assunto que vai ser tratado é um dos problemas mais recorrentes e costuma trazer muita insegurança.

Por isso, se aprofundar no tema é essencial para fazer uma apresentação convincente, com bons argumentos e saber responder o que for preciso.

Conhecer o público

Desconhecer o público para quem vai se apresentar é outro erro muito comum. Ao saber sobre o público é possível se preparar melhor para falar com ele, antecipar possíveis perguntas e se comunicar de uma maneira mais eficaz.

Para transmitir a sua mensagem à audiência  também é importante que a sua linguagem esteja adequada a ele.

Prepare a sua apresentação com cuidado

Uma boa apresentação começa muito antes do momento em que as ideias são apresentadas ao público, começa ainda no planejamento da apresentação. É importante ter em mente quais argumentos devem ser apresentados e focar neles. Seja objetivo.

Dessa forma, a apresentação se tornará muito mais interessante. Fatos irrelevantes devem ser deixados de lado.

Para que uma apresentação faça sentido é importante que ela siga um raciocínio, que tenha começo, meio e fim. Dessa forma é possível evitar que ela se torne repetitiva ou que alguma informação importante seja omitida.

É importante também que as informações que serão apresentadas ao público sejam verdadeiras. Informações falsas só fazem com que o interlocutor perca a credibilidade com o público.

Treinamento

Ter que falar em público é uma situação que costuma trazer muita ansiedade a muitas pessoas. Felizmente é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada com o tempo e a única forma de fazer isso é com bastante treino. Isso vai ajudá-lo a lidar com a insegurança e a prestar atenção na maneira como você fala.

Observe o seu tom de voz, a sua postura corporal, a sua dicção e as suas expressões. Ao fazer isso será possível notar o que está bom e o que precisa ser melhorado até a hora da sua apresentação.

O que não fazer na hora da sua apresentação?

Existem muitos erros que podem acabar com uma apresentação. Felizmente eles podem ser evitados. Alguns dos erros mais comuns são:

Não conhecer o assunto que vai ser apresentado;

Não procurar adequar a apresentação ao público;

Não planejar a apresentação;

Não ser objetivo;

Não interagir com o público.

Organizar suas ideias e apresentá-las de uma forma clara não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. Entretanto, a comunicação é uma habilidade que pode ser melhorada com bastante treino e a aplicação de algumas técnicas. Além disso, existem diversos profissionais que podem te ajudar a desenvolver essa habilidade.

Fonte:

https://thespeaker.com.br/oratoria-mapa-mental/

The Speaker
Publicidade
Publicidade