PUBLICIDADE

Como fazer uma apresentação memorável? Veja 11 dicas!

Para fazer uma apresentação memorável é possível seguir por vários caminhos. No entanto, o mais importante é estar conectado com o público.

13 abr 2022 - 12h14
Ver comentários

Para fazer uma apresentação memorável é possível seguir por vários caminhos. No entanto, o mais importante é estar conectado com o seu público, independente da motivação da sua apresentação.

Pode ser uma palestra, uma apresentação de negócios ou de resultados, ou ainda a criação de uma apresentação de vendas, mas ela precisa ser impactante e conquistar a atenção e o respeito do seu público.

Embora existam diversos tipos de apresentações, todas são importantes para os profissionais e empreendedores que estão buscando seu espaço no mercado.

Dessa forma, se você está buscando preparar uma apresentação memorável e que cause impacto no público, veja as dicas que preparamos a seguir! Tenha uma boa leitura.

Foto: Livia Bello / The Speaker

1. Prepare-se para uma apresentação memorável

A preparação é uma das etapas mais importantes para criar uma apresentação memorável. O estudo, o treino e a adaptação são partes essenciais para obter um bom resultado.

Independentemente do tipo de apresentação, não espere até o último minuto para começar a se preparar. Assim que você souber que vai se apresentar ou participar de uma reunião que requer uma apresentação mais focada, comece a pensar no conteúdo da sua apresentação.

Entenda as necessidades, o tipo de conteúdo que deve ser apresentado, se será necessário o uso de recursos audiovisuais, conheça o espaço e veja se haverá interação com o público. Tudo isso faz parte do processo de preparação.

2. Pesquise seu público

Conhecer o público de uma apresentação é importante para que você consiga planejar o melhor formato. De nada adianta planejar todos os passos, se você não sabe para qual tipo de público aquela apresentação será direcionada.

Imagine você pensar em uma palestra com termos para um público de 18 a 25 anos, mas na verdade o seu público for mais sênior, acima de 50 anos. Provavelmente será mais difícil de atingi-los, e seu discurso será algo irrelevante para todos os presentes.

Seu público deve direcionar não apenas o conteúdo que você apresenta, mas também sua abordagem. Descubra quem estará na plateia e adapte sua apresentação diretamente a eles.

3. Identifique seus objetivos para criar uma apresentação memorável

No momento do planejamento da sua apresentação responda a algumas perguntas (alguns exemplos abaixo) que irão direcionar o melhor caminho para você.

Quais são seus objetivos?

Por que você está apresentando esse tema?

Você está tentando ganhar negócios?

Você está compartilhando seus conhecimentos?

Por isso, reserve um tempo para identificar seus objetivos e mantê-los em mente ao desenvolver sua apresentação.

4. Conheça seu limite de tempo

Toda a apresentação possui um tempo máximo para que ela finalize, e isso é uma informação necessária e muito relevante para a estruturação da sua palestra.

Uma apresentação de 10 minutos tem uma dinâmica completamente diferente do que uma de 3 horas. Por isso, verifique as informações com os responsáveis e entenda como tudo irá ocorrer.

5. Faça pequenas anotações

A leitura realmente não é recomendada para quem está buscando fazer uma apresentação memorável. No entanto, isso não significa que você não possa levar pequenas anotações, como uma forma de lembrança, principalmente de trechos que são importantes.

Manter o conteúdo apenas na sua cabeça pode gerar problemas ao longo da apresentação, principalmente se ficar desconfortável ou nervoso ao longo da palestra.

Sua apresentação deve ser escrita para que você possa revisar, praticar e ajustar antes do grande dia.

6. Utilize recursos visuais (se necessário) para criar uma apresentação memorável

Dependendo do tipo de apresentação, você pode querer algum tipo de auxílio visual para adicionar à sua apresentação.

No entanto, não inclua todo conteúdo em seus slides, mantenha apenas dicas, pontos de destaque ou fluxogramas simples para ilustrar a fala.

Seu recurso visual deve ser para seu público, não uma muleta para sua apresentação.

7. Memorize sua apresentação

Decorar uma apresentação é o caminho contrário para quem está buscando ter uma apresentação memorável, isso porque a memorização não permite que seja criado um roteiro e não deixa espaço para respostas fora daquele script.

Dessa forma, isso pode ser muito perigoso para o orador. O recomendado é que a apresentação seja memorizada, as palavras serão ensaiadas e o roteiro estará organizado.

No entanto, com possibilidade de respostas e interação com o público improvisos podem ser necessários, mas não são recomendados. O roteiro deve ser seguido do início ao fim.

8. Pratique e ensaie quantas vezes for necessário

O ensaio e a prática aumentam as chances de você conseguir ter uma apresentação memorável! Ou seja, mantenha os ensaios desde o dia que estruturar toda a sua apresentação.

E principalmente no dia da apresentação revise tudo que será dito até chegar o momento. Um recurso que pode ajudar é gravar um vídeo para observar como você está se saindo e ajustar os pontos que forem necessários.

9. Adiante-se

Se você chegar cedo poderá analisar todo o local onde fará a apresentação com calma e começar a se familiarizar com o ambiente.

Você também pode aproveitar para conhecer algumas das pessoas que estarão na plateia, o que pode ajudar a adicionar um tom de conversa.

10. Mostre toda a sua paixão para criar uma apresentação memorável

Sabemos e esperamos que esteja apaixonado pelo assunto que será tratado na apresentação. Mas é preciso que todos os presentes também sintam essa paixão.

Você precisa ser transparente e deixar com seus sentimentos explodirem ao longo da apresentação para que todos sejam contagiados pela mesma energia. Dessa forma, você consegue criar envolvimento e engajamento com o público.

11. Crie momentos de interação ao longo da apresentação

Principalmente em apresentações mais longas para evitar o tédio do seu público, o que acaba sendo algo natural. Planeje-se para promover atividades em grupo, faça perguntas e trabalhe em um intervalo, se for o caso.

Foque em algo divertido, que movimente um pouco as pessoas, mesmo que seja apenas com palavras! Assim, sua apresentação sai um pouco da normalidade de ter um público apenas ouvinte.

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/como-fazer-uma-apresentacao-de-impacto-passo-a-passo/

The Speaker
Publicidade
Publicidade