PUBLICIDADE

Apresentações de impacto para executivos

Dentre as dezenas de atribuições dos profissionais que ocupam altos cargos, uma delas é a necessidade de apresentar dados, propostas e mais

13 jun 2022 06h00
ver comentários
Publicidade

Dentre as dezenas de atribuições dos profissionais que ocupam altos cargos, uma delas é a necessidade de apresentar, sejam dados, propostas, novos projetos, resultados, dentre outros. Por isso, é essencial que eles se preocupem em desenvolver a oratória e trabalhar habilidades que contribuam em apresentações de impacto para executivos.

CEO’s, gestores, diretores, chefes e outros profissionais que exercem funções de liderança precisam estar aptos para impactar enquanto falam. Afinal, essa é a melhor forma de prender a atenção, gerar conexão e influenciar quem está ouvindo.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, fazer uma apresentação impactante não é tão difícil quanto parece. Para provar, trouxemos algumas dicas fundamentais para executivos que querem impressionar com seus discursos enquanto se apresentam. Continue conosco!

Foto:

O que são apresentações de impacto?

Apresentações de impacto são, basicamente, aquelas que geram conexão e uma boa impressão para quem as está assistindo. Elas transmitem mensagens claras, despertam sensações, repercutem positivamente e, na maioria das vezes, são capazes de influenciar.

Um discurso ou apresentação só pode ser considerado impactante quando consegue conectar quem está falando com quem está ouvindo. Somente dessa forma será possível atingir os objetivos iniciais, sejam eles convencer, motivar, transmitir confiança, demonstrar ou persuadir.

Por que é importante fazer apresentações que causam impacto?

Certamente, executivos necessitam de algumas habilidades específicas para estarem no cargo, até porque, precisam lidar com situações que demandam a atuação de um verdadeiro líder. E uma das habilidades fundamentais são as comunicativas.

Profissionais que são capazes de fazer apresentações de alto impacto conseguem falar com clareza e objetividade, demonstrar autoridade, negociar facilmente, ter inteligência emocional e outros. E é justamente por isso que elas são tão importantes.

Por exemplo: na maioria das vezes, apresentar dados e números não é uma tarefa fácil, já que muitas pessoas os acham monótonos e cansativos.

Mas, nesse caso, podemos nos deparar com duas possibilidades: reunir todas as informações e apresentá-las de uma só vez, ou usar técnicas de data storytelling para deixar os dados mais acessíveis, dinâmicos e fáceis de compreender.

Qual dessas duas formas impactaria e seria facilmente lembrada por quem está ouvindo? Provavelmente a segunda alternativa.

Depois de dominar as técnicas de apresentações de impacto para executivos é possível atingir melhores resultados e garantir que você vai chegar exatamente onde precisa com seus discursos.

Quais as melhores dicas de apresentações de impacto para executivos?

Na verdade, existem diferentes formas de colocar apresentações impactantes em prática. Há vários recursos de comunicação, e quanto mais habilidades o profissional desenvolver, mais preparado ele estará.

E para te ajudar, nós selecionamos as 3 melhores dicas essenciais em apresentações de impacto para executivos. Quer saber como colocar em prática? Confira a seguir!

1. Crie um bom roteiro

Elaborar um roteiro marcante é uma das primeiras atitudes a serem tomadas quando você estiver planejando uma apresentação. Dessa forma, será mais fácil organizar as informações, listar as prioridades e montar um discurso adequado.

Nele, o ideal é colocar os aspectos mais relevantes, a ordem das abordagens e os dados que não podem ser esquecidos. Para facilitar, você pode construí-lo de maneira interessante para que o seu ouvinte se sinta mais atraído. Portanto, conheça bem o seu público.

2. Prepare-se

Por mais que você domine o assunto que será abordado, não abra mão dos ensaios. Quando você ensaia, consegue identificar pontos que precisam ser melhorados e garante que o conteúdo seja fixado para evitar os temidos “brancos” ou trocas de informações.

Estude o assunto para que não restem dúvidas e que as pessoas captem exatamente a mensagem que você deseja passar a elas.

3. Atente-se à linguagem não-verbal

Não é à toa que a maioria dos especialistas em apresentações de impacto para executivos destacam a importância da linguagem não-verbal. Ela é tão essencial quanto a fala e faz toda a diferença em um discurso.

Por isso, ao se apresentar, fique sempre atento à forma que você se expressa. Lembre-se que tudo no seu corpo comunica e impacta diretamente na sua apresentação. Cuide da sua aparência, use o tom de voz adequado, não fale muito rápido, gesticule (sem faltas e sem excessos), mantenha a postura e tenha cuidado com as expressões faciais.

Por fim, se quiser outras dicas, entre no Blog The Speaker e tenha acesso a diversos conteúdos especiais sobre comunicação e oratória!

Fonte: 

https://www.thespeaker.com.br/curso-de-oratoria-avancada-para-executivos/

The Speaker
Publicidade
Publicidade