PUBLICIDADE

A importância da oratória para vídeos na sua estratégia digital

A verdade é que o vídeo é um dos formatos mais populares das redes.

29 mai 2022 - 15h00
(atualizado em 31/5/2022 às 10h11)
Ver comentários
Publicidade

Se você está atento às novidades do mercado, com certeza já deve ter percebido o quanto os vídeos conseguem engajar. Mediante a esse contexto, é essencial que você saiba qual é a importância da oratória para vídeos na estratégia digital.

A verdade é que o vídeo é um dos formatos mais populares das redes. Eles estão presentes não apenas no YouTube, mas sim em todas as plataformas que existem na internet. Muito disso acontece devido ao dinamismo que os vídeos oferecem.

Dessa forma, as chances de encantar e manter a atenção do espectador é muito maior. Então ter uma boa oratória para vídeos na estratégia digital é algo que tem mostrado ser cada vez mais importante. Trata-se de uma forma de obter um ótimo reconhecimento.

Afinal de contas, por mais bem produzido que for o seu vídeo, não adiantará muita coisa que a pessoa que transmite as ideias não tenham boas técnicas de comunicação. Ter uma boa oratória é essencial para quem quer produzir vídeo.

É isso que fará com que as pessoas fiquem no seu conteúdo até o final. Mas, você é do tipo de pessoa que acredita que não tem esse “dom”? Então saiba haver algumas técnicas para melhorar esse quesito. Quer saber isso e muito mais? Então é só continuar nesse artigo.

Por que é preciso falar bem em vídeos?

Antes, você sabe qual a importância da oratória para vídeos na estratégia digital? Esse é um assunto que cada vez mais pessoas estão se perguntando, uma vez que esse é um tipo de conteúdo que está se tornando cada vez mais popular.

Sendo assim, tem se tornado cada vez mais essencial procurar formas de se manter relevante e buscar a atenção das pessoas. Um dos motivos de aprender a falar bem é porque, ainda que o seu vídeo tenha uma ótima edição e seja bem produzido, não fará efeito se o orador não tiver boa dicção.

A maneira como você transpassa o conteúdo e se porta diante das câmeras é primordial para que seu conteúdo tenha a repercussão que você espera. Você pode ter doutorado no assunto, mas, se não souber se comunicar, não transparece confiança na sua fala.

Sendo assim, desenvolver técnicas de modo a ter uma boa oratória é algo fundamental. E um dos primeiros passos é superar a vergonha de falar em público e a timidez. Assim como quando você era criança aprendeu a falar, é possível reaprender.

É claro que não é uma jornada fácil. No entanto, se você quer obter os devidos resultados que espera, com certeza os esforços vão valer a pena.

Dicas para melhorar a oratória para vídeos na estratégia digital

Como você pôde notar, ter uma boa oratória é essencial para que o seu público seja mais engajado. E, ainda que pareça algo muito distante da sua realidade, saiba haver algumas dicas que podem deixar esse processo mais fácil. Abaixo, falaremos quais são elas.

Defina o objetivo do seu vídeo

Saber por qual motivo você está gravando é um dos primeiros passos que você deve estabelecer. Afinal de contas, isso fará com que se tenha mais segurança na hora do vídeo.

É preciso saber o que fala para que, dessa forma, ele se torne mais fluido e os argumentos surjam naturalmente. Então, uma dica extra é sempre produzir o roteiro do seu vídeo. Óbvio que não precisa se prender a ele, mas ele vai te dar um ótimo direcionamento.

Conheça bem o seu público-alvo

Às vezes, ter um vocabulário pomposo, utilizando diversos jargões do ofício e recheado de tecnicidades não é a melhor escolha. Isso mostra sim, que você tem domínio do assunto, mas não quer dizer que seus espectadores vão entender a mensagem.

Você precisa saber para quem está falando e fazer ser entendido. Supomos que você vá falar sobre os melhores carros populares. É interessante que você saiba explicar para leigos o motivo de ter colocado tais opções na lista, por exemplo.

Sempre procure adequar o seu vocabulário às pessoas que estão lhe ouvindo, e isso envolve até mesmo os gestos e expressões.

Não use palavras difíceis

Isso é um pouco variável por isso, é importante conhecer o seu público. Se o seu vídeo é voltado para quem é advogado, faz sentido ter uma linguagem mais culta. No entanto, o mesmo pode não se aplicar a outros nichos.

Procure se adaptar e ser o mais simples possível. O seu vídeo só fará sentido para pessoa se ela entender a mensagem que você está passando. Então, se for o caso, não utilize palavras que são difíceis e que pouco entendem o contexto.

Treine na frente do espelho

Essa é uma dica bem antiga, mas se você quer ter uma oratória para vídeos na estratégia digital que seja assertiva, com certeza é uma dica que você deve aplicar no seu dia a dia. Afinal de contas, ao treinar em voz alta na frente do espelho, você se torna mais consciente.

Aprende-se quais gestos estão exagerados, onde poderia ser mais expressivo, qual é o tom de voz mais adequado para dar ênfase e coisas do gênero. No começo pode ser bem desconfortável, mas com certeza trará ótimos benefícios.

Lembre-se de sorrir

Você já ouviu dizer que o corpo fala? Essa é uma das maiores verdades que existem. Através dos seus gestos e expressões, as pessoas tendem a se sentir mais ou menos impactadas para com aquilo que você diz.

Então, para que o interlocutor possa entender claramente e agradável aquilo que você está dizendo, não deixe de demonstrar afeição através de gestos, e o sorriso é um deles. Isso ajudará na comunicação não verbal do seu discurso.

Olhe para a câmera

Não tem como negar que a câmera intimida, mas você precisa enfrentá-la. Ao olhar para a câmera, é como se você estivesse olhando nos olhos do espectador. Sendo assim, não deixe de fazer esse contato visual.

Quando se está numa conversa com alguém, pessoalmente, e ela não olha nos seus olhos, você sente confiança? Como diz o ditado, os olhos são o espelho da alma, e é através deles que sentimos o quão transparente o outro está sendo conosco.

Vá direto ao ponto

Se a pessoa chegou até no seu vídeo, é porque ela requer uma resposta para a dúvida. Então, evite rodeios, dê logo o que ela quer. Se o seu intuito é fazer com que ela permaneça no seu vídeo, crie uma situação para ela permanecer até o final.

É claro que há respostas que precisam de embasamento teórico e, nesse caso, não há como ser tão direto assim. Mas, se esse for o caso, procure ser o mais polido possível. Fale apenas aquilo que for de fato necessário, sem fazer rodeios.

Desacelere a sua fala

No dia a dia, é normal que você tenha um ritmo de fala um pouco mais acelerado. E, às vezes, isso nem sequer é um problema para aqueles que convivem com você. No entanto, é preciso entender que na internet isso é diferente.

Primeiro porque nem todos os equipamentos possuem uma captação de áudio maravilhosa. E, considerando os ruídos que podem ter no ambiente, pode se tornar ainda mais difícil entender uma pessoa que fala rápido.

Fontes: 

https://blog.sympla.com.br/boa-oratoria-ao-gravar-videos/

http://viagemclub.com.br/o-que-fazer-em-genipabu/

The Speaker
Publicidade
Publicidade