PUBLICIDADE

Queda no desemprego estimula aperfeiçoamento profissional

19 jul 2022 - 03h00
Ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

Neste ano, o Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2015. Segundo dados do IBGE, divulgados no dia 31 de maio, a taxa segue caindo: ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril, resultado bem melhor que o esperado pelo mercado. Houve uma queda de 4,3 pontos percentuais na comparação anual (de fevereiro a abril de 2021).

Com a melhora dos índices, espera-se que os profissionais busquem se aperfeiçoar ainda mais em suas áreas de atuação, pois é preciso estar preparado, tanto para tentar uma promoção quanto para conseguir a vaga de trabalho desejada. Neste momento, os cursos de aperfeiçoamento profissional fazem toda a diferença no currículo.

Somado a isso, o avanço da transformação digital motivado pela pandemia também exigiu que diversos setores revisassem seus processos e em alguns casos implementassem novas metodologias de trabalho. Isso impactou diretamente no dia a dia dos profissionais, pois estes precisaram aprender a executar suas tarefas com o olhar voltado para as tendências tecnológicas.

Mas, por onde os profissionais que desejam investir em conhecimento técnico devem começar? Ao redor do país, inúmeras instituições (públicas e privadas), oferecem gratuitamente cursos presenciais e online destinados a quem está em busca de qualificação.

Além da gratuidade, a tecnologia vem como uma grande aliada para a realização de cursos online, na modalidade EAD. Por meio desse recurso é possível não só criar conteúdo de qualidade, como também disponibilizar acesso rápido aos conteúdos e materiais de apoio às aulas.

Benefícios do aperfeiçoamento profissional

Os conhecimentos adquiridos nos cursos de aperfeiçoamento profissional são importantes não apenas para os profissionais se desenvolverem intelectualmente, mas também para estarem preparados para os novos desafios do mercado de trabalho.

Neste sentido, é importante estar ciente de que o processo de qualificação deve ser bem planejado. Sem dúvida, a graduação ou a pós-graduação são algumas das etapas mais importantes dessa preparação, porém, existem também os cursos de aperfeiçoamento, que podem ser explorados para otimizar o conhecimento e favorecer o crescimento profissional.

Para conquistar uma carreira sólida no mercado de trabalho, um dos maiores diferenciais é a dedicação constante à aquisição de conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades, pois confere aos profissionais um perfil diferenciado e competitivo.

Cursos em diferentes áreas

De acordo com a Academia do Conhecimento da Intelbras (Itec) ― núcleo de capacitação voltado para o desenvolvimento profissional que treina 260 mil alunos por ano ―, 81% deles reconhecem um aumento em suas vendas após se qualificarem pela instituição, o que confirma que as metodologias utilizadas proporcionam conhecimento técnico, prático e teórico para os alunos se desenvolverem.

A busca pelo aperfeiçoamento contínuo também é uma característica desses alunos. Eles realizam cursos que acompanham as mudanças na tecnologia e vão possibilitar que ampliem suas áreas de atuação. E a academia do conhecimento acompanha essa movimentação vendo aderência a novas oportunidades de negócios com tecnologias que estão surgindo, bem como as tendências no mercado consumidor, como as fontes de energias renováveis e o 5G.

Alguns dos cursos são voltados para o aprimoramento dos revendedores e distribuidores da Intelbras e abrangem as áreas de segurança, redes, comunicação, controle de acesso, energia, energia solar e prevenção a incêndio e iluminação.

O acesso ao conhecimento, impulsionado pelos cursos à distância, tem sido um grande aliado para a criação de novas carreiras e novos negócios. Neste sentido, é preciso ofertar cursos completos que colocam o aluno em contato com esse mundo de oportunidades na área de tecnologia, que ao mesmo tempo que avança com velocidade, permite novas formas de renda.

(*) Mônica Nedel é gerente de cursos técnicos da Intelbras Itec.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade