PUBLICIDADE

Para quem serve o seu conhecimento?

Ter mais habilidades significa ter mais repertório, mais motivação, mais facilidade em se adaptar à mudanças e não temer desafios

5 jul 2022 - 10h05
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Pixabay

Para quem serve o seu conhecimento? Para quê serve o seu conhecimento? Perguntas ligeiramente similares, mas com respostas diferentes em um mundo cada vez mais competitivo, onde o desenvolvimento de novas habilidades é essencial para se manter de pé no ringue, ainda existem aqueles que defendem justamente o oposto como fósseis vivos em uma metrópole.

No início do século passado, Charles Fort que era escritor, jornalista, estudava matemática, física, taxidermia, entre outras atividades, considerava ser um desperdício de existência terrena a pessoa que fazia apenas uma coisa durante sua vida, quando todos nós temos capacidade para sermos e fazermos uma infinidade de coisas e o vislumbre das opções vem através de outras atividades, esse era o seu pensamento. 

Da Vinci hoje poderia ser profissionalmente mal visto por alguns recrutadores em nome de uma falta de objetividade profissional, pois ele era pintor, matemático, escultor, cientista, engenheiro, músico, anatomista, inventor, arquiteto, botânico, poeta e desenhista. Ele era um gênio por ser tudo isso, ou ser tudo isso que despontou sua genialidade?

Para as gerações pré-millennial, o profissional que era dedicado unicamente a uma atividade ou ofício era tido como exemplar, prudente, sério e confiável, já o que demonstrava conhecer mais de uma profissão era visto como disperso, desfocado, não confiável e instável para trabalhar, vivia-se na era do saber embalsamado, pois assim que metaforicamente o seu cérebro se tornava.

O mundo tem acelerado suas mudanças em intervalos de tempo cada vez menores, a inovação tecnológica de ontem será obsoleta amanhã, com isso vem novas necessidades, novas cobranças, novos conhecimentos representados pela frase “camarão que dorme, acorda dentro da empada”, mas contrariando o mundo, algumas empresas ainda engessam suas filosofias internas de bons olhos apenas para os uni-especialistas, olhando torto para quem tem conhecimentos mais amplos ou especializações em mais de um segmento, o que é uma heresia para eles, afinal quem se diz bom em duas coisas, não é realmente bom em nada (sic).  

A multiplicidade de carreiras começou a receber maior atenção faz menos de cinco anos, sendo chamada de “portfolio career”, ou “carreira em portfólio” pois hoje as pessoas estão deixando de ver o trabalho apenas como uma fonte única de renda, mas como realização profissional, e para isso serão necessárias duas, três, ou mais habilidades interligadas em algum ponto para atingirem suas metas.

Ter mais habilidades significa ter mais repertório, mais motivação, mais facilidade em se adaptar à mudanças e não temer desafios, passando longe da zona de conforto, tornando-se um profissional tão mais completo capaz, inclusive, de administrar outras carreiras, assumir novos postos e ir além do normalmente esperado.

Voltando à pergunta inicial, o teu conhecimento é para o seu crescimento ou para apenas preencher um cargo numa empresa? A resposta é a chave de virada entre a letargia e a motivação para ir além, pense nisso ontem.

(*) Nikki Nixon é especialista em Processos Criativos, palestrante e fundador da Deuses e Monstros – Escola de Artes.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade