PUBLICIDADE

Dicas para manter a gestão financeira de um pequeno negócio

Controlar a gestão financeira pode determinar o sucesso de seu negócio.

30 mai 2022 - 06h00
(atualizado às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Marcelo Bentivoglio defende que empresas organizadas conseguem acesso a serviços financeiros melhores
Marcelo Bentivoglio defende que empresas organizadas conseguem acesso a serviços financeiros melhores
Foto: Divulgação

Ter um pequeno negócio exige algumas ações primordiais para que ele tenha sucesso. E a principal delas é a gestão financeira. Um dos maiores pecados dos pequenos empreendedores é não atentar para uma correta gestão financeira. E isso muitas vezes resultam em dívidas, demissões e, em muitos casos, o fim do empreendimento.

Mas a solução pode estar em dicas simples de gestão financeira que no final fazem toda a diferença. E quem garante isso é o especialista Marcelo Bentivoglio, economista e sócio estrategista da QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil.

"Antes de qualquer coisa, é válido enfatizar que é de suma importância separar o dinheiro das despesas particulares e familiares das contas do seu negócio”, diz Bentivoglio, que já esteve no papel de empreendedor e aprendeu na prática lições valiosas. “Parece óbvio, mas como é possível que o caixa que realiza pagamentos seja o mesmo que recebe as quantias movimentadas, é comum que os pequenos empreendedores misturem as contas de pessoa física e pessoa jurídica."

Para evitar os erros mais comuns, Bentivoglio dá três dicas práticas para você não escorregar em sua gestão financeira.

1. Tenha um fundo de reserva empresarial

“Esteja preparado para gastar mais dinheiro do que era previsto, afinal, isso é mais comum do que imaginamos. Isso pode acontecer por uma série de motivos, desde os mais simples, como um material danificado que precisou de reposição de última hora, até os mais complexos, como uma queda brusca na receita da empresa. Para que o efeito não seja expressivo no seu caixa, a dica é manter um fundo de reserva empresarial significativo”, diz o economista.

Ele explica ainda que aqui não estamos falando de dinheiro para fluxo de caixa. “O recomendado é que este fundo seja gerado em um momento favorável para a empresa, em que ela esteja com acúmulo positivo de capital. Desta forma, caso seja necessário uma quantia extra, será possível recorrer a reserva sem causar nenhum prejuízo no fluxo de caixa da empresa”, completa ele.

2. Registre todas as movimentações financeiras diariamente

Registre sempre absolutamente todas as movimentações da sua empresa, independente do valor. Jamais conte com o famoso "no fim do mês eu vou me lembrar disso", pois você provavelmente terá outras pendências para se recordar. 

“É preciso anotar todo e qualquer gasto ― seja fixo ou variável ― afinal de contas uma pequena quantia pode fazer toda a diferença na soma final do mês. Além do mais, recomendo anotar as movimentações todos os dias, no início ou final do expediente. Assim, ficará mais fácil identificar a falta ou sobra de dinheiro. A ideia é se antecipar de futuros problemas, antes mesmo deles acontecerem. Esse pode ser o segredo para manter a organização financeira do seu negócio em dia.”

3. Invista em tecnologia

Esse é o investimento que deve estar sempre no topo das prioridades. Use soluções que contribuam para otimizar processos e reduzir custos, impactando positivamente e diretamente na gestão financeira do seu negócio. 

“Além de permitir que você, ou seus colaboradores, dediquem mais tempo a outras atividades, algumas tecnologias podem garantir que você saia na frente em relação a seu concorrente. Atualmente já é possível encontrar ferramentas que sejam em conta e acrescente resultado ao seu negócio”, diz ele.

Tomar esses cuidados traz resultados imediatos para seu negócio. "Ao ter um controle financeiro bem apurado, oportunidades de crédito mais competitivas deverão aparecer. Empresas organizadas e com os números sob controle conseguem acesso a serviços financeiros melhores e consequentemente conseguem economizar", conclui Bentivoglio.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade