Ações sustentáveis ajudam a conseguir emprego pelo LinkedIn
86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores.
Que tipo de conteúdo você inclui em seu perfil no LinkedIn? Mais do que qualquer outra rede social, ele pode ser a chave para você conseguir um emprego novo. De acordo com a pesquisa da Jobvite, empresa de software e recrutamento, 86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores. E mais: 94,5% dos gestores de Recursos Humanos afirmaram que obtiveram sucesso nas contratações via LinkedIn.
Mas existe algum detalhe especial que pode ajudar a tornar seu perfil atraente para quem contrata? Sim. São as ações sustentáveis. Projetos com viés em sustentabilidade são tendência nas comunidades, escolas, empresas e instituições. Adotar medidas sustentáveis é uma escolha pessoal que pode aumentar muito as chances de conseguir uma boa proposta de trabalho.
As entrevistas de emprego mudaram muito
É preciso ter em mente que as entrevistas de emprego mudaram muito. Além das habilidades técnicas, o candidato precisa apresentar algo a mais, como um diferencial que chame a atenção do recrutador. E é justamente aí que muitas ferramentas disponíveis nas redes sociais são disponibilizadas para o processo seletivo. O LinkedIn é a principal dessas ferramentas.
“A plataforma do LinkedIn é uma peça chave para quem pretende conseguir um espaço no mercado de trabalho”, Thiago Busignani, gerente administrativo do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos). “Destacar as principais atividades profissionais e de caráter voluntário abre caminhos para novas oportunidades de emprego. E hoje, muitas empresas prezam pelos projetos sociais e de sustentabilidade.”
Busignani enumera 5 dicas para ser selecionado através do LinkedIn:
- 1. Faça um trabalho voluntário: coloque em prática as ações de sustentabilidade, e se torne um influenciador e exemplo a outras pessoas;
- 2. Destaque o seu trabalho voluntário: com nome da instituição e período que o realizou;
- 3. Cite de forma clara e objetiva informações sobre o projeto: qual a finalidade e o propósito;
- 4. Compartilhe nas publicações as ações que já realizou e as que te inspiram para conscientizar outras pessoas;
- 5. Mantenha um network com pessoas que possuem uma filosofia similar a sua, com propósitos e valores que remetem aos seus: o objetivo é expandir seu laço de amizade na rede e mostrar o seu objetivo.
“Pretende trabalhar em uma empresa que defenda os projetos sustentáveis e se unir à cultura organizacional dela? Atualize o seu LinkedIn, e lembre-se de destacar o propósito que contribua com a empresa que deseja atuar”, finaliza o especialista.