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6 modos de transformar o Pix em aliado de sua loja virtual

Pequenas que apostam no e-commerce podem ter no Pix um grande aliado.

14 jun 2022 - 06h00
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Foto: Adobe Stock

Segundo o Banco Central, o Dia das Mães de 2022 bateu recorde com 70 milhões de transações utilizando o Pix em um único dia. O indiscutível sucesso do Pix como meio de pagamento o torna um item essencial a ser considerado em um comércio ou em uma loja virtual. Não importa o tamanho da empresa, o Pix precisa ser levado em conta.

Para você ter uma ideia, uma recente pesquisa feita pela Fiserv aponta o Pix como o meio de pagamento mais confiável pelos brasileiros, à frente do dinheiro em espécie, código de barras e cartão com chip.

“Além de ampliar o público, já que promove inclusão financeira, o Pix reduz custos operacionais, tem maior taxa de conversão e traz facilidades que se refletem em uma experiência de compra positiva para o cliente”, avalia Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação. “Tudo isso implica em mais resultados com vendas e fidelização.”

Para você que tem uma PME ou uma loja virtual, Vieira lista os seis principais benefícios do Pix para o e-commerce:

1. Redução de custos

“As transações com Pix requerem poucos intermediários. O vendedor e o consumidor são integrados diretamente pelo Banco Central, ou seja, há menos complexidade no processo e os custos operacionais são reduzidos, quando comparados aos custos envolvidos nas transações com cartões de crédito e débito”, diz ele.

2. Maior taxa de conversão

Pagamentos com boletos bancários não são realizados em 50% das vezes, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, os boletos podem demorar até três dias úteis para serem compensados. 

“O pagamento via Pix é confirmado imediatamente e não há risco de inadimplência”, diz o especialista. 

3. Disponibilidade

Diferentemente dos pagamentos feitos via cartão de crédito, débito e boletos, os comerciantes e lojistas recebem o pagamento pela venda feita via Pix no momento da transação.

4. Segurança ao vender

“As informações compartilhadas entre vendedor e cliente nas transações via Pix são mínimas e estão protegidas pelos protocolos de segurança estabelecidos pelo Banco Central. Criptografia de ponta e sistemas de autenticação evitam fraudes e prejuízos”, diz Vieira. 

5. Checkout ágil

“A finalização das compras nas lojas virtuais também se torna mais rápida e essa agilidade faz diferença na experiência do consumidor. O Pix agiliza esse processo, com QR Code ou chave copia e cola, e o cliente paga pelo produto com rapidez e facilidade.” 

6. Competitividade

“O resultado de todos os benefícios é uma maior competitividade para o e-commerce, graças à redução de custos e uma maior conversão de vendas. Com o Pix, as chances dos pequenos e médios empreendimentos deslancharem são maiores, pois passam a ter mais acessos, ampliam seu público potencial e, consequentemente, vendem mais”, finaliza o especialista.

Redação Dinheiro em Dia
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